Mateus Arantes, de 14 anos, vem se destacando, cada vez mais, em Campeonatos de Downhill. Ele é filho dos formiguenses Fabio Pereira Arantes e Gabriela Almeida Arantes e neto de Walter Arantes. Atualmente, a família reside em Nova Lima.

Nos últimos meses, Mateus participou de vários campeonatos, como em Simão Pereira/MG, se sagrando campeão juvenil.

O jovem também já marcou presença em competições realizadas em Capitólio, São Gotardo, Nova Lima, Governador Valadares, Ipatinga e Sapiranga/RS.

Mateus conta com o incentivo dos pais e do avô na prática do esporte.

Ele praticou por dois anos o motocross infantil em pistas e corridas em Minas, mas em meados de 2019, conheceu as montanhas de Minas brincando com as bikes e se apaixonou pelo esporte. (Confira abaixo algumas competições em que Mateus marcou presença).

O que é o Downhill?

Downhill significa “descer o morro, com isso, algumas adaptações necessárias nas bicicletas para que elas fossem capazes de descer as montanhas — já que com mais eficiência foram, por exemplo, utilizar pneus mais largos e freios mais eficientes que os comuns, utilizados em Mountain Bikes.

Mesmo com mais de 50 anos de origem da modalidade, os campeonatos e competições de Downhill são recentes. O primeiro Campeonato Mundial ocorreu há 31 anos, em 1990, no Colorado (EUA).

No Brasil, as primeiras disputas oficiais foram em 1991. Naquela década eram praticadas com bikes para Cross Country, outro tipo de modalidade dentro do MTB, na qual os competidores correm em terreno irregular. Contudo, com o tempo o DH tem se tornado cada vez mais protagonista dentro do mountain bike.

Alguns dos maiores e mais cultuados eventos esportivos de DH são o Campeonato Brasileiro de Downhill, Copa América de Downhill e Copa do Mundo de Downhill.

Com informações do thebikeculture.com

 

 

 

Comentários
COMPATILHAR: