Não foram poucas as vezes que o jornal Nova Imprensa/portal Últimas Notícias denunciou as condições de manutenção e segurança da piscina localizada na sede do Centro de Atenção Psicossocial de Formiga (Caps), instalado nas proximidades da Asadef no mês de maio de 2013.
Ficando boa parte desses meses com a água sem tratamento, tornando-se local próprio para a proliferação do mosquito da dengue e sem nenhum tipo de cerca ao redor, a piscina poderá agora se tornar mais segura.
Foi divulgado nessa segunda-feira (6) que na sexta-feira (3), a pedido da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Obras começou a cercar com uma tela de cerca de dois metros de altura, fixada em mourões de madeira, toda a área da piscina.
Na terça-feira (31) nossa equipe de reportagem esteve na sede do Caps e registrou os mesmos problemas e constatou ainda que vários rolos de tela estavam jogados em meio ao mato que crescia no local e tomava conta de várias áreas do centro. Houve denúncias, não confirmadas pela administração, sobre o aparecimento de duas cobras no local devido ao mato que até então, havia sido roçado apenas no corredor de entrada.
Segundo informações da administração, esse problema também já está sendo resolvido. Funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental estão fazendo a capina no local.
Em nota, a administração garante que mesmo antes do cercamento, a piscina já vinha sendo tratada com produtos químicos. Falta saber se a qualidade do tratamento está a contento, uma vez que a cor esverdeada da água denuncia que, há ainda proliferação de microrganismos que deveriam ser extintos com a aplicação do cloro e com a utilização de algicida. Vale lembrar que na cidade há várias e boas empresas especializada nesse ramo de limpeza.
Na piscina, o serviço termina ainda nesta semana. Foi deixado um portão, para o acesso à piscina, que ficará trancado com cadeado, para que futuramente a área possa ser usada para hidroginástica.
?Queríamos ter resolvido essa situação há bem mais tempo. Porém, existem normas e procedimentos legais que devem ser observados quando se vai fazer compras na gestão pública, além da questão de disponibilidade de pessoal. Essas melhorias no Caps se juntam a várias outras que vêm garantindo um atendimento de ótima qualidade aos usuários?, comentou a secretária adjunta de Saúde, Maiára Freitas.

COMPATILHAR: