O fim de semana deve começar com alta possibilidade de pancadas de chuva no Centro-Oeste de Minas. Segundo o professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, a probabilidade é de cerca de 90%, mas o valor deve sofrer queda ao longo dos dias.
Isso se deve a atuação de um canal de umidade, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se estende do Sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil e proporciona condições favoráveis para a ocorrência de chuvas na região. Porém, Pinton destacou que a possibilidade de precipitação deve cair para 5% no sábado (13).
“Na data, o sistema se deslocará para áreas mais ao norte do estado. A partir de sábado, a probabilidade de chuvas diminui no Centro-Oeste de Minas Gerais”, destacou.
Veja abaixo como fica o clima no fim de semana e no Feriado da Proclamação da República.
Temperatura e umidade do ar
O fim de semana deve começar com céu nublado. Pinton destacou que a nebulosidade proporcionará temperaturas amenas no período da tarde. A partir de domingo (14), ele destacou que deverá haver o aumento das temperaturas máximas.
Conforme os dados do Climatempo, é esperado que os termômetros variem entre 12°C e 27°C. A cidade onde é esperada a menor mínima é Divinópolis e a maior máxima deve ser vista em Pompéu.
Quanto à umidade relativa do ar, a variação prevista é de 40% a 90%.
Feriado de Proclamação da República
No feriado, Pinton destacou que o céu será de muitas nuvens e que os valores máximos da temperatura podem atingir a faixa dos 26°C e 28ºC. A variação das mínimas esperadas para a segunda-feira (15) são de 12°C e 14ºC.
Veja mais sobre o clima no Centro-Oeste de MG abaixo:
Confira a previsão em algumas cidades
| Cidades | Mínima ºC | Máxima ºC |
| Divinópolis | 12°C | 26ºC |
| Bom Despacho | 14ºC | 26ºC |
| Itaúna | 13ºC | 25ºC |
| Pompéu | 15ºC | 27ºC |
| Nova Serrana | 14ºC | 25ºC |
| Pará de Minas | 13ºC | 25ºC |
Dia a dia
- Sexta-feira (12): nublado, chuvoso durante o dia. Temperaturas entre 12°C e 22°C;
- Sábado (13): nublado, com possibilidade de garoa. Temperaturas entre 13°C e 22°C;
- Domingo (14): nublado, sem chuva. Temperaturas entre 12°C e 24°C.
- Segunda-feira (15): parcialmente nublado, sem chuva. Temperaturas entre 13°C e 27°C.
Fonte: g1 Centro-Oeste








