O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, recomendou nesta quinta-feira (4) aos consumidores que não deixem para comprar carros no mês de março, último mês em que vigorará a alíquota reduzida de Imposto sobre Produtos Industriais (IPI), válido para veículos bicombustível (flex).
O IPI, que hoje está em 3% para carros flex, retornará à alíquota de 7% no dia 1º de abril. Sugiro ao consumidor que vá já às concessionárias se quiser comprar carros, porque em março pode haver falta de algum tipo de modelo ou cor.Não deixem para a última hora, disse Schneider.
O estoque de veículos, somando indústrias e concessionárias, subiu de 26 dias em dezembro para 36 dias em janeiro. Na indústria, o estoque em janeiro ficou em 57.352 veículos, o que corresponde a 8 dias de estoques.
Nas concessionárias, o estoque foi de 201.937 veículos, o equivalente a 28 dias Para Schneider, o aumento dos estoques reflete a precaução das concessionárias com as vendas a partir do fim de fevereiro e no mês de março, justamente em razão do fim da redução do IPI. Segundo ele, a indústria já espera que haja um ajuste nas vendas nos meses de abril e maio. Deve haver uma acomodação, do mercado, disse Schneider.

COMPATILHAR: