A emoção e a torcida marcaram a grande final do 41º Festival Nacional da Canção (Fenac). Milhares de pessoas prestigiaram a finalíssima do evento realizada no domingo passado (4), em Boa Esperança, onde foram premiadas as cinco melhores canções, a música mais comunicativa e o melhor intérprete. Este ano, o Fenac distribuiu R$190 mil em prêmios.
O Fenac realizou cinco fases classificatórias em cinco cidades mineiras durante os meses de julho e agosto: em Extrema, Pouso Alegre, Formiga, Varginha e Itajubá e promoveu sua última etapa nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2011 em Boa Esperança. Foram selecionadas seis músicas por município e nos dias 2 e 3 de setembro, ocorreram às semifinais. Ao todo, trinta compositores se apresentaram (15 por noite). Das canções apresentadas, o júri selecionou 10 finalistas que se apresentaram no domingo na grande final e premiou as cinco melhores com o troféu Lamartine Babo e premiações em dinheiro.
Depois de uma disputa acirrada a grande campeã do Fenac 2011 escolhida pelos jurados foi a canção, ?O Seu Tipo? de São Paulo (SP) – composta por Marcelo Segreto. O 2º lugar foi entregue para a música ?Valsa dos Vagalumes? de Adriano Sperandir, Cristian Sperandir e Nilton Junior ? Osório (SP); o 3º lugar ficou com ?Pelos Cantos? – Kico Zamarian e Tavinho Lima – Mococa (SP); o 4º lugar com ?Silêncio e Escuridão? – Zebeto Corrêa e Paulinho Andrade e a premiação do 5º lugar para ?Falem de Mim? de Gabriel Selvage e Gilberto Lamaisson ? Porto Alegre (RS).
O melhor intérprete ficou com ?Louvação? interpretada por Gil da Mata de Belo Horizonte (MG). A música mais comunicativa foi ?Lamento Ameríndio? de Dorivãn Borges da Silva de Palmas (TO).

COMPATILHAR: