A repressão da combinação álcool e direção em Minas Gerais passará a ser realizada de forma integrada já a partir do final deste mês de abril. Desde fevereiro, o Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado por decreto do governador Antonio Anastasia, tem se reunido semanalmente para discutir estratégias para a redução das mortes no trânsito no Estado.
O Comitê Gestor de Trânsito é formado por representantes de cerca de 30 órgãos ligados ao trânsito, como a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros.
Na noite de sexta-feira (8), agentes do Sistema de Defesa Social realizaram em Belo Horizonte a terceira blitz experimental da Lei Seca. A ação teve como objetivo dar continuidade aos testes dos equipamentos, infraestrutura, logística e abordagens integradas que serão usadas na campanha para coibir a combinação álcool e direção em todo o Estado.
Durante as abordagens da blitz de sexta-feira ma capital, 50 veículos foram parados. A operação resultou no registro de cinco boletins de ocorrência, oito notificações, na apreensão de duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) vencidas e três Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRVL) irregulares. Dois condutores suspeitos de embriaguês e um inabilitado foram conduzidos ao Detran e dois veículos removidos. A multa para quem dirige embriagado é de R$ 950,00.
Outras ações do Comitê Gestor de Trânsito ocorrerão nos próximos dias, ainda em caráter experimental, para definição do desenho das operações da Lei Seca mineira e também com finalidade educativa, com a distribuição de adesivos e cartilhas.

COMPATILHAR: