A vereadora Lohanna França (CND), divulgou nas redes sociais na última sexta-feira (15), um vídeo que mostra bolsas de gelo utilizadas no armazenamento de vacinas e testes de Covid-19, dentro de uma geladeira com comida no Posto de Saúde do Bairro Bom Pastor, em Divinópolis. 

O flagrante foi registrado pela parlamentar durante uma visita a unidade de saúde.

De acordo com informações do portal G1, a Prefeitura de Divinópolis, que confirmou a situação registrada no vídeo e emitiu uma nota sobre o assunto.

No vídeo, Lohanna se mostra indignada ao explicar que as bolsas de gelo utilizadas para manter a temperatura das vacinas eram armazenadas na mesma geladeira utilizada pelos servidores, porque o posto não tem um local adequado para armazenar especificamente este material

Nas imagens é possível ver diversas embalagens com alimentos na geladeira. Lohanna ficou surpresa ao flagrar o armazenamento de testes de Covid-19 junto destes alimentos na geladeira. Os testes não haviam sido utilizados, porém, estavam armazenados de forma incorreta.

“Olha o risco de contaminação tanto para os funcionários quanto para os usuários. Isso é um absurdo. O gerente do posto já avisou a Prefeitura, mas a Prefeitura não resolveu”, completa Lohanna.

Posicionamento da Prefeitura

Leia abaixo a íntegra da nota emitida pela Prefeitura na tarde de quinta-feira.

“Após tomarmos ciência da prática de armazenamento simultâneo dos mencionados kits e de alimentos e congêneres, a gestão tomou providências imediatas para sanar o problema, tendo providenciado imediatamente a disponibilização de equipamento exclusivo para armazenamento dos insumos de saúde.

Entretanto, é preciso ressaltar que tratou-se de falha técnica dos servidores da unidade de saúde, notadamente daqueles a quem compete garantir a prevalência das boas práticas no âmbito da unidade, uma vez que, embora o refrigerador, em momento pretérito e em razão da ausência de demanda específica da saúde, estivesse sendo utilizado para armazenamento de alimentos, quando a descentralização da realização dos testes foi deliberada, o armazenamento dos testes teria que ter sido tratado com a prioridade que lhe é típica.

Importante ressaltar, não obstante o acontecido, que o armazenamento dos testes no refrigerador em questão não compromete a coleta, visto que os frascos contendo reagente não haviam sido violados e que, após coleta da amostra, os testes são remetidos imediatamente ao laboratório.

Em relação à ocorrência em comento, informamos que a equipe de saúde responsável pelo armazenamento dos insumos foi devidamente advertida quanto ao ato e que já se encontra em fase de elaboração (fase interna) um processo licitatório para aquisição de refrigeradores para guarnecer as unidades de saúde, com o intuito de evitar que prática semelhante se reitere.

Por fim, destacamos que a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início desta gestão, tem se empenhado para equacionar os problemas identificados e tem enredado esforços para solucionar, sobretudo, aqueles em relação aos quais possuímos plena governabilidade.

Decerto que o agravamento da pandemia no primeiro quadrimestre de 2021 aprazou a conclusão do inventário de inconformidades/inconsistências, tanto das rotinas e processos de trabalho, quanto da (infra)estrutura das unidades assistenciais (rede física, equipamentos). No entanto, a melhoria do cenário epidemiológico já nos tem permitido prospectar e executar ações corretivas, dentre as quais ressaltamos a manutenção da Rede de Frio do Município, sobretudo neste momento de protagonismo da vacinação contra o Covid-19.

Sendo estes os esclarecimentos que julgamos pertinentes, reforçamos nosso apreço pelas boas práticas organizativas e de segurança nos serviços de saúde, bem como nosso compromisso com oferta de uma assistência qualitativamente adequada aos usuários do Sistema Único de Saúde”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: