As bibliotecas públicas de Formiga promovem, toda semana, o projeto ‘’No Meio do Caminho tem um Livro”.

A indicação da semana é o Livro ‘’Flores para Algernon’’, do escritor, Daniel Keyes.

Com uma narrativa emocionante e envolvente, o autor conta a história de Charlie Gordon, um homem de 32 anos que tem uma deficiência intelectual grave e com uma vontade enorme de ’’ser inteligente”.

Charlie se torna cobaia de um experimento desenvolvido por cientistas em uma universidade: uma neurocirurgia que é capaz de aumentar a inteligência do indivíduo. A experiência já foi realizada no rato Algernon e foi um sucesso, então Charlie é submetido ao mesmo procedimento.                                                                                                                       

 A evolução de Charlie é acompanhada na forma de relatórios, que o próprio Charlie escreve. No início com muitos erros ortográficos, e depois ele vai melhorando gradativamente sua escrita e seu vocabulário, até se tornar um gênio.                                                                                         

 Então Charlie passa a entender melhor o mundo ao seu redor, e todas as suas angústias e traumas pessoais vêm à tona. Além disso, ele ainda não está preparado emocionalmente para todas estas novas descobertas e isso o deixa perturbado.                                                       

Um livro que traz reflexões importantes. Ao vê-lo desumanizado pelos médicos é impossível não se questionar, sobre o preconceito que a sociedade tem, por pessoas menos favorecidas  intelectualmente. Aqueles que a humanidade rejeitou, por não serem ‘’bons o suficiente.’’                                                                                       

 Esta obra faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal  Donateli Gandra Fonseca. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30, na rua Lassance Cunha, 671, bairro do Quinzinho.            

Fonte: Bibliotecas Públicas                                                                

COMPATILHAR: