Na quarta-feira passada, a tradicional rivalidade no futebol entre Brasil e Argentina o campo esportivo e tomou conta de parte dos contatos entre as chancelarias dos dois países. Os ministros das Relações Exteriores Celso Amorim e Héctor Timerman aproveitaram a primeira visita do chanceler argentino ao Brasil para trocar provocações bem humoradas sobre o desempenho das seleções de Dunga e Diego Maradona na Copa do Mundo. As duas equipes estão nas quartas de final e, se vencerem as próximas partidas, podem disputar a decisão do torneio.
Amorim negou que um eventual embate entre as seleções brasileira e argentina prejudicará a unidade da região. No entanto, não perdeu a oportunidade de alfinetar o colega. ?Cada um torce para o seu time. Nós continuaremos torcendo pelo Brasil ardentemente e naturalmente vai haver alguns xingamentos na hora do jogo… mas ganhará o Mercosul. Já é uma grande coisa?, disparou.
Por sua vez, Timerman manteve o tom, dizendo que deseja com muito entusiasmo que os dois times cheguem à final. ?Quando foi designado para organizar a Copa do Mundo de 2014 felicitei o Brasil por ser o ganhador e o organizador, porque nada deixará mais felizes os argentinos do que ser campeões no Brasil?, completou o ministro argentino.
Falando em 2014…
O ex-atacante Romário vai participar do lançamento da logomarca da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, em evento de gala no dia 8 de julho, em Johanesburgo, com presença esperada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Todo mundo limpo
Um total de 208 exames de jogadores após as primeiras 52 partidas da Copa do Mundo deram negativo, disse nesta semana o médico-chefe da Fifa, Jiri Dvorak. Dois jogadores por equipe foram submetidos a exames logo depois de cada jogo e não foram encontrados rastros de substância proibidas em nenhum deles. O Mundial não tem histórico de casos de doping desde 1998.
Mudanças no México
O técnico da seleção mexicana, Javier Aguirre, renunciou ao cargo após a eliminação da equipe na Copa do Mundo da África do Sul. ?Acredito que tenho que deixar o cargo, é o mais honesto?, disse Aguirre em entrevista coletiva. Ele assumiu a seleção mexicana em abril de 2009 para uma segunda passagem, após a equipe sofrer várias derrotas que colocaram em risco a classificação para o Mundial.
Mudanças na Nigéria
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, suspendeu a seleção de futebol por dois anos de participações em competições internacionais após o fiasco do time na Copa do Mundo. ?Esta diretiva se tornou necessária depois do desempenho medíocre da Nigéria na atual Copa do Mundo da Fifa?, disse o porta-voz do presidente.

COMPATILHAR: