A maioria das equipes brasileiras que vai a campo nesta semana pela Copa Libertadores não tem muita razão para ficar apreensiva na quinta e penúltima rodada da fase de grupos.
A tarefa mais dura talvez seja a do Grêmio nesta terça-feira (23) , que tem que voltar do Paraguai com a vitória diante do Libertad, líder com 100% de aproveitamento na chave. Em situação (muito) delicada na tabela, o Atlético-MG precisa ganhar a qualquer custo do Nacional-URU – em boa fase no torneio continental, mas nem tanto no Uruguaio.
Já Alianza Lima, Deportivo Lara, LDU, Melgar e Jorge Wilstermann, a princípio, não representam grandes ameaças a Inter, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente. Confira nas próxima linhas o que esperar dos sete adversários dos times brasileiros nesta semana de Libertadores.
Alianza Lima x Inter
Em teoria, o Inter não terá um adversário muito complicado em Lima. Afinal, o Alianza está há nove jogos sem vencer, sendo que perdeu seis deles, e vive um momento bem complicado na temporada. Não à toa, é lanterna do Grupo A da Libertadores e dará adeus precocemente à competição continental se não vencer a partida em casa na quarta-feira. O técnico argentino Miguel Russo tem seu cargo ameaçado.
Últimos resultados
- River Plate 3 x 0 Alianza Lima (Libertadores)
- Alianza Lima 2 x 3 Universitario Lima (Campeonato Peruano)
- Pirata 2 x 2 Alianza Lima (Campeonato Peruano)
Artilharia da temporada
Martín Quevedo: seis gols
Posição no campeonato nacional
10º: 10 pontos, 3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas.
Deportivo Lara x Cruzeiro
Em meio a um abril de caos no futebol venezuelano, por vezes com dois jogos no mesmo dia, o Lara vai a campo pela oitava vez no mês – e venceu apenas uma das últimas cinco. Vindo de duas derrotas seguidas na liga local, onde faz uma campanha abaixo da crítica, vive um momento bem mais animador na Libertadores e pode até classificar o futebol venezuelano nesta terça. Para isso, precisa vencer e torcer para o Emelec não derrotar o Huracán na sequência, na Argentina. Tarefa improvável, mas nada impossível.
Últimos resultados
- Deportivo Lara 3 x 0 Zamora (Campeonato Venezuelano)
- Carabobo 2 x 1 Deportivo Lara (Campeonato Venezuelano)
- Deportivo Táchira 3 x 1 Deportivo Lara (Campeonato Venezuelano)
Artilharia da temporada
Johan Arrieche e Jaime Moreno: três gols
Posição no campeonato nacional
11º: 20 pontos, 5 vitórias, 5 empates, 4 derrotas
LDU x Flamengo
A LDU não vive um grande momento. Vinha de um jejum de oito jogos sem vitória até derrotar no último sábado o Emelec por 2 a 1, resultado que o colocou na zona dos playoffs do Campeonato Equatoriano. Na Libertadores, é até aqui a terceira força do grupo – e precisa vencer o Flamengo para seguir com chances. Diante da carência de gols do ataque, que tem o ex-botafoguense Aguirre, o papel de artilheiro cabe a um zagueiro: o ex-palmeirense Nicolás Freire.
Últimos resultados
- Peñarol 1 x 0 LDU (Libertadores)
- El Nacional 2 x 2 LDU (Campeonato Equatoriano)
- LDU 2 x 1 Emelec (Campeonato Equatoriano)
Artilharia da temporada
Nicolás Freire: três gols
Posição no campeonato nacional
8º: 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
Atlético-MG x Nacional
O adversário do Galo vive contrastes na temporada. No Campeonato Uruguaio, é apenas o sétimo, nove pontos atrás do líder Peñarol, mas tem o segundo melhor ataque da competição (com 22 gols em 10 jogos). Em contrapartida, é o time do 1 x 0 nesta Libertadores (seja para o bem, sobretudo, ou para o mal) e avança com um simples empate nesta terça.
Últimos resultados
- Nacional 1 x 0 Zamora (Libertadores)
- Cerro Larg 2 x 2 Nacional (Campeonato Uruguaio)
- Fenix 4 x 4 Uruguai (Campeonato Uruguaio)
Artilharia da temporada
Gonzalo Bergessio: seis gols
Posição no campeonato nacional
7º: 14 pontos, 3 vitórias, 5 empates, 2 derrotas
Melgar x Palmeiras (quinta)
A maior dor de cabeça do Palmeiras será a altitude de quase 2,5 mil metros de Arequipa. Como time, o Melgar oferece pouco. Faz campanha apenas razoável no Campeonato Peruano, ainda que tenha vencido três e empatado um dos seus últimos quatro jogos no torneio. Na Libertadores, é o terceiro do grupo com quatro pontos, cinco atrás do vice Palmeiras, e necessita a qualquer custo da vitória para ter uma sobrevida na competição.
Últimos resultados
- San Lorenzo 2 x 0 Melgar (Libertadores)
- Unión Comercio 1 x 1 Melgar (Campeonato Peruano)
- Melgar 2 x 0 Alianza Universidad (Campeonato Peruano)
Artilharia da temporada
Bernardo Cuesta: seis gols
Posição no campeonato nacional
6º: 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 3 derrotas
Jorge Wilstermann x Athletico-PR
No duelo entre lanterna e líder, o time boliviano aposta na sua casa em Cochabamba, a 2.560 metros de altitude. Se fora de casa nesta Libertadores amargou duas goleadas (para o Boca e o próprio Furacão, ambas por 4 a 0), empatou com o Boca em seu estádio, onde jogará seus dois compromissos restantes. No Boliviano, tem nove pontos a menos que o líder Bolívar e deixa a desejar na competição nacional.
Últimos resultados
- Jorge Wilstermann 2 x 1 Royal Pari (Campeonato Boliviano)
- Real Potosí 1 x 2 Jorge Wilstermann (Campeonato Boliviano)
- Jorge Wilstermann 0 x 1 Oriente Petrolero (Campeonato Boliviano)
Artilharia da temporada
Lucas Gaúcho, Serginho e Gilbert Álvarez: cinco gols
Posição no campeonato nacional
6º: 32 pontos,10 vitórias, 2 empates, 7 derrotas
Libertad x Grêmio
Na Libertadores dos paraguaios, o Libertad chega como um oponente e tanto para o Grêmio. Afinal, já classificado para as oitavas, tem 100% de aproveitamento na Libertadores e ainda joga no Defensores del Chaco. Além disso, está invicto há nove jogos e, no Campeonato Paraguaio, fica atrás apenas de Olímpia e Cerro Porteño, outros dois que lideram seus respectivos grupos na competição continental.
Últimos resultados
- General Díaz 1 x 3 Libertad (Campeonato Paraguaio)
- Libertad 1 x 1 Guarani Asuncion (Campeonato Paraguaio)
- Libertad 2 x 1 River Plate-PAR (Campeonato Paraguaio)
Artilharia da temporada
Edgar Benítez: seis gols
Posição no campeonato nacional
3º: 31 pontos, 9 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
Fonte: G1||