A Universidade Aberta do Brasil pólo Formiga,(UAB) formou a primeira turma do curso de especialização em formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem (CEFPEPE).O evento ocorreu no sábado (17), no auditório Odette Khouri. A
solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, que também é o coordenador do Pólo de Formiga da UAB, Geraldo Reginaldo de Oliveira, e da subcoordenadora do curso de capacitação pedagógica em enfermagem da UFMG, Maria Salete Siqueira (representando o reitor da universidade).
O curso preparou os enfermeiros para o desafio de articular saúde e educação no espaço escolar de formação profissional.
De acordo com a tutora presencial, Ana Carolina Castro Oliveira, o mercado está cada vez competitivo e o curso é um diferencial no currículo do profissional da saúde, o enfermeiro. ?Atualmente a disciplina formação pedagógica não existe na grade curricular dos cursos de graduação em enfermagem. Essa foi uma boa oportunidade para quem se especializou?, comentou.
A tutora ressaltou também que a educação está presente no dia a dia de todo Enfermeiro e esse curso permitiu a esses profissionais se qualificarem e adquirirem competências necessárias ao exercício da docência na área de formação profissional em enfermagem.
O curso
O curso de pós-graduação da UAB ? Universidade Aberta do Brasil, por meio dos instrutores da UFMG ? Universidade Federal de Minas Gerais, selecionou 50 alunos para participar da especialização em formação pedagógica em educação profissional na área da saúde – enfermagem.
A UFMG disponibilizou quatro tutores, sendo dois à distância e dois presenciais. Durante quatro horas semanais, os tutores ficavam de plantão para atenderem as dúvidas dos alunos, através da internet, e por um serviço de telefonia gratuita aos matriculados.
Uma vez ao mês, era realizado o encontro presencial para apresentação de trabalho e aplicação das provas, coordenado pelo tutores presenciais.

COMPATILHAR: