O consultor master do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, Helvécio Oliveira, especialista em bovinocultura de corte, realizou, esta semana, uma série de visitas técnicas a propriedades rurais de Formiga e Pains, cidades atendidas pelo Escritório Regional de Passos.

Consultor Helvécio Oliveira: “Nós estamos acompanhando os técnicos, junto com os supervisores, para verificar a formatação da consultoria de bovinocultura de corte”
Helvécio também participou de palestras com produtores rurais e se reuniu com técnicos de campo e supervisores para apresentar ações de sustentabilidade, inovação e aplicação de tecnologia no manejo. Ele também discutiu os resultados do programa e os avanços alcançados nas propriedades assistidas.
“Nós estamos acompanhando os técnicos, junto com os supervisores, para verificar a formatação da consultoria de bovinocultura de corte. Como somos nós quem elaboramos e formatamos essa maneira de trabalhar, viemos para acompanhar o resultado”, explicou o consultor.
O programa ATeG tem como um de seus principais objetivos promover a evolução da gestão e da produtividade das propriedades atendidas.
Para o produtor Sidney Geraldo Ferreira, da Fazenda Santa Felicidade, o impacto do ATeG já é evidente. “O ATeG do Sistema Faemg Senar tem sido muito importante para nós, desde o início do trabalho do consultor, a gente já pode afirmar que houve uma evolução muito grande na nossa produção de carne. Então, nós estamos produzindo mais, em menos espaço. O nosso objetivo sempre foi produzir carne premium, então são novilhas e novilhos precoces, com o melhor aproveitamento da área da fazenda.”

Produtores rurais de Pains e Formiga, atendidos pelo ATeG, afirmam os resultados positivos do programa
Outro produtor que avalia positivamente a assistência técnica é Lorenço Faria Costa. “Estou muito satisfeito, estou gostando demais da assistência do Pablo (Pablo Jonatlhan Bonifácio Lobo, técnico de campo) e de toda a equipe. A gente está desenvolvendo o processo gerencial da fazenda. Há um programa de adensamento de área para otimizar melhor a nossa área e focar cada vez mais em resultados positivos para, futuramente, a gente ter mais lucro e a atividade ser mais bem remunerada.”
Lorenço destacou ainda os aprendizados obtidos com a visita do consultor Helvécio em sua fazenda, onde, além de avaliar números e área vista por satélite, a equipe também percorreu parte da fazenda para conhecer o espaço para o manejo do gado. “Sensacional, foi muito bom. A gente trocou ideia e eu fiquei muito satisfeito com os números que ele apresentou”, ressaltou.
O programa ATeG é oferecido aos produtores rurais por meio dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Em Formiga, o presidente do SPR é o produtor Valmir Alves Rodrigues, que ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do agronegócio local. “O programa é muito importante porque traz conhecimento e tecnologias e o produtor precisa estar atento a tudo que acontece hoje no mercado. Então, com a tecnologia e com a informação, você tem mais condições de fazer um bom negócio.”
A presença do consultor master na região também foi destacada pelo gerente regional Rogger Coelho. “Uma das funções do Sistema Faemg Senar, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, é levar informação, conhecimento, tecnologia para os produtores rurais mineiros, com foco em promover o desenvolvimento do agronegócio, no caso aqui, da bovinocultura de corte, gerando resultados financeiros positivos para os produtores rurais aqui de Formiga, Pains e região.”

Da esquerda para direita: consultor Helvécio Oliveira, produtor rural Lorenço Faria, supervisor Rodrigo Barros, técnico Pablo Lobo e o gerente regional de Passos Rogger Coelho
As visitas realizadas por Helvécio Oliveira fazem parte de um cronograma que incluiu ainda a cidade de Lagoa da Prata, na quinta-feira(22) e, em seguida, o consultor segue para Patos de Minas, dando continuidade ao trabalho de avaliação e fortalecimento da metodologia do ATeG.
Fonte: Por Luciana Ricardino, Passos-FAEMG SENAR