A agência de notícias oficial do governo de Minas Gerais divulgou na semana passada que 17 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte, se candidataram a receber o título de Centro de Treinamento de Seleção (CTS) na Copa de 2014.
Como alguns municípios apresentaram mais de uma estrutura, o total de candidaturas a CTS em Minas Gerais se eleva a 30, sendo oito só em Belo Horizonte. O Comitê Organizador da Fifa recebeu 185 inscrições, de 145 cidades de 22 estados do país.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, Formiga é um dos municípios mineiros candidatos a Centro de Treinamento. Desde que a Fifa anunciou que o Brasil seria a sede da Copa do Mundo de 2014, a Administração Municipal vem se reunindo e estudando a possibilidade de o município se candidatar a uma das sedes de apoio (base camp) da Copa de 2014.
O empresário e proprietário do Furnas Park Hotel, Paulo Alves, já oficializou a candidatura de seu empreendimento para receber um dos grupos de hóspedes da Fifa. Neste caso, o hotel ficaria exclusivamente para o uso de determinado grupo por 60 dias (15 dias antes, 15 dias depois e 30 dias durante o evento). Enquanto isso, o prefeito Aluísio Veloso/PT e equipe trabalham na busca por apoio e também em materiais para divulgar o potencial do município.
O governo de Minas alerta que o fato de uma inscrição ter sido aceita não significa que o local tenha sido escolhido pelo Comitê Organizador. A Fifa ainda vai fazer uma nova seleção das cidades que atenderem aos requisitos básicos, como estrutura dos centros esportivos de treinamento, distância para aeroportos, localização e estrutura de hotéis. A previsão é de que a federação divulgue a primeira relação de CTS até o final de maio, compondo assim o chamado Catálogo Oficial do Centro de Treinamento. Nessa primeira triagem, serão aprovados, no mínimo, 64 locais, mas o objetivo é criar 90 opções. ?O título de CTS gera empregos, incrementa o turismo e fortalece a imagem da cidade, que ganha visibilidade mundial? , comentou o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso.

COMPATILHAR: