A partir de sábado (17), Formiga, que pertence à macrorregião Oeste – avança para a onda verde do programa Minas Consciente do Governo de Minas, um protocolo elaborado para orientar municípios sobre a condução das atividades econômicas a partir dos riscos de propagação do novo coronavírus.

Após sete dias na onda amarela com a incidência de casos aumentando, o Estado autorizou o avanço para a onda verde. A notícia, divulgada na quinta-feira (26), pegou muita gente de surpresa e foi alvo de várias críticas, em especial nas redes sociais.

Nos últimos 7 dias, de 20 a 27 de novembro, foram registrados 92 casos no município. O aumento nos registros coincide com a campanha eleitoral que levou centenas de pessoas às ruas, muitas delas sem a devida proteção. Problema que se repetiu Estado afora e vem se refletindo no aumento no número de doentes.

Além disso, nesta semana, os leitos exclusivos para Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Formiga caiu de 12 para apenas 5, seguindo o plano de desmobilização da estrutura de atendimento orientada pela Secretaria de Estado de Saúde.

É importante informar que prefeitos de microrregiões podem definir em qual onda permanecer, caso haja diferenças de ondas para macro e microrregiões.

A microrregião de Formiga é formada pelos seguintes municípios: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

Além da onda verde, o Minas Consciente é composto pela onda vermelha – que libera o funcionamento de serviços essenciais – e pela onda amarela – que autoriza o funcionamento de serviços não essenciais como bares e lojas.

O que está liberado na onda verde?

A onda verde é a última etapa do programa Minas Consciente, ela permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam passar 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Veja as atividades liberadas na onda verde

  • Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
  • Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
  • Parques, zoológicos e jardins
  • Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
  • Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
  • Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
  • Serviços de colocação de piercings e tatuagens
COMPATILHAR: