Pelo menos 245 municípios de Minas Gerais estão sob alertas meteorológicos nesta quarta-feira (24), com previsão de tempestades de até 100 mm de chuva por dia, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo. Os avisos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanecem válidos até quinta-feira (25).

As cidades mineiras afetadas foram incluídas em alertas de nível amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), segundo a classificação do Inmet. A previsão é de chuvas intensas, que podem alcançar até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes e queda de granizo.

O instituto alerta que o grande volume e a estrutura das precipitações podem gerar diversos transtornos, como cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A população deve estar atenta aos riscos e seguir orientações da Defesa Civil e dos órgãos de meteorologia.

Índice pluviométrico:
No Sistema Internacional de Unidades, a medida de precipitação é expressa em milímetros (mm). Por exemplo, se chover 10 mm em um dia, significa que uma superfície de 1 metro quadrado receberia o equivalente a 10 mm de água acumulada.

A intensidade da chuva é classificada da seguinte forma:

  • Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
  • Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
  • Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
  • Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h

Com a previsão de chuvas que podem atingir níveis de “chuva muito forte”, o alerta emitido pelo Inmet reforça a necessidade de atenção redobrada nas próximas 24 horas nas regiões atingidas. Confira a lista de cidades atingidas pelo alerta.

Com informações do Hoje em Dia

COMPARTILHAR: