A Secretaria de Estado da Saúde solicita aos municípios vigilância constante pelo risco iminente de epidemia de dengue em Minas Gerais.
Na primeira semana do ano, de 2 a 8 de janeiro, foram notificados 4 casos suspeitos nos bairros Mangabeiras, Nossa Senhora de Lourdes, um na zona rural de Santa Luzia e outro na comunidade de Lucianos.
Já na segunda semana epidemiológica (de 9 a 15 de janeiro), foram notificados 12 casos suspeitos de dengue nos bairros Alvorada, Centro, Cidade Nova, Engenho de Serra, Nossa Senhora de Lourdes, Ouro Negro, São Luis e Sagrado Coração de Jesus.
Durante a terceira semana epidemiológica de 2011 (de 16 a 22 de janeiro), foram notificados outros 3 casos suspeitos da doença, provenientes dos bairros Água Vermelha, Sagrado Coração de Jesus e Vila Didi.
Na quarta semana epidemiológica, que foi de 23 a 29 de janeiro, foram notificados 9 casos suspeitos de dengue, nos bairros Água Vermelha, Alvorada, Bela Vista, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Santa Luzia e zona rural de Rodrigues.
De 30 de janeiro a 5 de fevereiro, quinta semana epidemiológica, foram notificados 13 casos suspeitos: 6 no bairro Engenho de Serra, 2 no Alvorada, 1 no Souza e Silva, 1 no Ouro Negro, 1 no Bela Vista, 1 no Alto da Praia e outro no São Luís.
Entre os dias 6 e 12 de fevereiro, mais 12 casos suspeitos de dengue foram notificados nos bairros Alvorada, Areias Brancas, Água Vermelha, Cidade Nova, Engenho de Serra, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Souza e Silva e nas comunidades rurais de Albertos e da fazenda Ponte Alta.
Informações do Ministério da Saúde mostram que o número de casos suspeitos de dengue no Brasil triplicou nos últimos 3 anos. Em Formiga, a situação não é diferente, já que em 2008 foram notificados 68 casos suspeitos, em 2009 foram 140 e no ano passado o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan ) registrou 2.141 casos suspeitos. Agora, em menos de dois meses, já são 53 casos suspeitos.
Em dezembro do ano passado, foi confirmado em Formiga um caso atípico da doença, já que não era um período propício à proliferação da dengue. Além disso, no mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 9 notificações da doença.

Dia D de Combate à Dengue
Na próxima sexta-feira (25) será realizado em Formiga e nos outros municípios que compõem o Cinturão Regional de Combate à Dengue o Dia D. O mutirão terá um foco mais educativo, buscando trabalhar o tema com os moradores e conscientizando a população para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, pois foi identificado que cerca de 85% dos principais focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências e não em lotes vagos como se supunha.
Diversas atividades educativas de enfrentamento à dengue serão realizadas simultaneamente nas cidades de Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta.

Na ocasião, haverá panfletagem e pedágio com orientações sobre a doença; mutirão de visitas educativas em parceria com escolas; carreata; troca ambiental, quando produtos recicláveis são disponibilizados pelas pessoas e trocados por produtos de gênero alimentício, dentre outras.

COMPATILHAR: