Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no sábado (18), o Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca realiza entre terça e sexta-feira (14 e 17) várias atividades voltadas para a história de Formiga.
Com o tema Museu (memória + criatividade) = Mudança Social, a 11ª Semana Nacional de Museus tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação a museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.
A abertura do evento ficou por conta do grupo de teatro da Emart. Os alunos apresentaram uma peça com o tema: ?A importância do Museu?. A peça foi exibida às 10h, com reapresentação às 14h e teve como público alvo os estudantes e a comunidade formiguense.
Na quarta-feira (15), às 14h, será oferecida à população, uma oficina de conservação e preservação de acervos. Ministrada pela coordenadora do curso de biblioteconomia do Unifor, Margarita Torres, a oficina tem como público alvo os auxiliares de biblioteca.
Na quinta-feira (16) haverá reprise da peça ?A importância do Museu?.
E na sexta-feira (17) será aberta a exposição ?Histórias de Famílias?. A exposição vai reverenciar o pós-centenário de Formiga (de 1958 à 1978) e contará a história de dez famílias de áreas diferentes que fizeram parte da construção da cidade.
No local haverá exposições por meio de fotos, biografias e objetos de médico, engenheiro, ferroviário, empresário, comerciante, entre outros. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 23 de maio.
Semana Nacional de Museus
Importante agenda anual, a Semana Nacional de Museus tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema.
Essa mobilização tem como metas mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais (exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas), em torno do tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.
A participação dos museus vem aumentando cada vez mais. Na 10ª edição, realizada em 2012, o evento totalizou mais de cinco mil participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo território nacional.

COMPARTILHAR: