Na quarta-feira (18), com a presença de representantes de 22 municípios mineiros, foi realizada em Divinópolis a criação da Rede Mineira de Bancos de Alimentos, uma rede de articulação entre redes e Bancos de Alimentos, com o propósito de troca de experiências e conhecimentos no campo da ação institucional. A rede não propõe a necessidade de repasses financeiros entre entes, mas avança no campo do diálogo federativo.

A Rede Mineira de Bancos de Alimentos, que começou a ser idealizada e construída após o Seminário Mineiro de Bancos de Alimentos, realizado em Belo Horizonte, em novembro de 2022, parte do princípio do diálogo entre municípios, conta com o apoio do Governo Federal através da Coordenação Geral dos Equipamentos Públicos (CGEP) do Ministério de Desenvolvimento Social e do Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE). Estes entes, desejam ampliar parcerias com vista ao combate ao desperdício, o enfrentamento à fome e a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

Pela manhã, na sede do Banco de Alimentos de Divinópolis, aconteceu uma reunião conjunta das redes metropolitana (REBA-RMBH) e das regiões centro oeste e sul (Rede BARCOS-MG). À tarde, no auditório da FIEMG, foi realizado o Ato Solene de Criação da Rede Mineira de Bancos de Alimentos (RMGBA).

Além de representantes dos municípios, participaram também da solenidade, Ana Flávia Abreu – técnica da CGEP, Joana dos Reis Caldeira Brant – Assessora de Segurança Alimentar da SEDESE, Virgínio Neto – Gerente Regional da Emater-MG, Luciana Araújo Vacari – Coordenadora do Mesa Brasil SESC-BH, Fabiana Maria da Costa – Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceasa Minas, Simone de Faria Narciso – Presidente do CONSEA-MG, Luiz Felipe de Paiva Lourenção – Secretário Executivo do CONSEA-MG.

No período 2023-2024, a Rede Mineira de Bancos de Alimentos terá como coordenador Anuar Teodoro Alves (Banco de Alimentos de Formiga) e como vice coordenador Jordan Lima Amorim da Silva (Banco de Alimentos de Sabará).

Fonte: Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

 

COMPARTILHAR: