A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Amigos da Cultura da Cidade de Formiga (AACCF) e com o Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Saúde de Formiga (STSSF), realiza de 6 a 25 de outubro, no Museu Municipal Francisco Fonseca, a exposição fotográfica de Sebastião Salgado.
A exposição fotográfica tem como tema ?Ângulos Cotidianos ainda Contemporâneos?. A mostra é composta por um acervo de 30 quadros fotográficos, que retratam de forma marcante e reflexiva parte do cotidiano contemporâneo do trabalhador e suas realidades. As obras remetem a crítica de realidades cotidianas em que o humanismo, a dignidade da pessoa e seus direitos básicos são violentados. A exposição visa oportunizar ao público uma visão de flagrantes da vida real de trabalhadores, por meio de obras fotográficas. A mostra buscará ainda despertar o visitante para ações mitigadoras das situações degradantes da vida dos seres humanos ali retratados.
A exposição ficará no Museu Municipal Francisco Fonseca (Antiga Estação Ferroviária) de terça à sexta-feira, de 8h às 17h, sábados, domingos e feriados de 9h às 13h. A abertura oficial da exposição será realizada no dia 6 de outubro, às 15h.
Escolas e instituições deverão agendar os horários de suas visitas pelo telefone (37) 3322-5770.
Bibliografia
Sebastião Salgado, filho de pecuaristas, é o único homem entre sete irmãs. Residiu em São Paulo para estudar economia na Universidade de São Paulo, tornando-se mestre em economia em 1968.
Em Paris, passou a estudar na Escola Nacional de Estatísticas Econômicas, onde obteve o doutorado em 1971. Passou a trabalhar na África para a Organização Internacional do Café, atividade a que se dedicou até 1973.
De volta a Paris, começou a trabalhar como repórter-fotográfico free-lancer. Passou depois a trabalhar para agências de prestígio, como a Magnum Photos, em 1979.
De 1979 a 1994, dedicou-se a vários projetos, entre os quais a cobertura da guerra de Angola, o sequestro de israelenses em Entebe e o atentado ao presidente Ronald Reagan, dos EUA.
Viajando pela América do Sul, captou imagens que resultaram na exposição e no livro Outras Américas, em 1986. Em 1993 dedicou-se a um projeto sobre a extinção do trabalho manual, em 26 países, do que resultou o álbum Trabalhadores.
Sebastião Salgado fundou sua própria agência, a Amazonas Images, em 1994, e realizou diversas viagens para documentar populações marginalizadas de 41 países. As imagens desse projeto foram reunidas na exposição Êxodos, em 2000.
Fotógrafo reconhecido internacionalmente, Sebastião Salgado já recebeu os principais prêmios de fotografia do mundo. Vive em Paris, casado com Lélia e tem dois filhos, Juliano e Rodrigo.

COMPATILHAR: