Nesta sexta-feira e sábado (3 e 4), é a vez de Formiga receber as atrações do “Aproxime-se”, programa de extensão promovido pelo Centro de Educação a Distância da UFMG que está em sua terceira edição.

 Neste ano, a iniciativa conta com uma novidade: os integrantes da equipe de bolsistas poderão propor o tema para as atrações, e a questão escolhida na cidade foi a diversidade social.

 As atividades são gratuitas e os interessados poderão se inscrever na sede do polo de apoio da UAB, local em que serão realizadas, previamente ou nos dias do evento. O polo está localizado na Praça Padre Daniel Nascimento Lindo, s/nº, Rosário, na Escola Municipal Lídia Braga. Será concedido certificado.

 As atrações serão organizadas em quatro eixos temáticos: cidadania; saberes transversais, baseado numa proposta na confluência de áreas de conhecimentos; virtualidades, que abordará questões ligadas a inovações tecnológicas; e ficção e realidade, que adotará o cinema como ponto de partida para debates. Todas as atividades serão gratuitas, e os interessados devem se inscrever pessoalmente no polo de apoio por meio de ficha de inscrição ou no momento das atividades, sujeito à lotação. Haverá certificado de participação.

 O programa busca tanto levar o conhecimento produzido pela academia às cidades em que a UFMG está presente, quanto valorizar a cultura local, fazendo de seus polos de educação a distância ambientes de trocas e relacionamentos, de formação profissional e divulgação do saber, da ciência e da tecnologia.

 O “Aproxime-se” visa ainda problematizar questões contemporâneas e problemas da realidade dos municípios em que as atividades serão promovidas, além de propiciar aos estudantes dos cursos de graduação a distância da UFMG experiências próprias da docência. Para isso, o programa contou com o auxílio de uma equipe de bolsistas que atuam nos polos que serão contemplados pelo programa.

 Programação

 3/7 – Sexta-feira

 19h às 21h30

 Evento cultural

Palestra: “Afinal, o que quer um adolescente?”, por Márcio Boaventura Jr.

 4/7 – Sábado

 8h30

 Cinema comentado: “Um dia com Laerte”, de Priscilla Bertucci

9h às 12h

 Minicursos

 Minicurso Saberes Transversais (4h)

“Pensar a Educação: Reflexões sobre o lugar da mulher na sociedade brasileira.” 

Professora Beatriz Falcão

 Minicurso “Ficção & Realidade” (4h)

Sexualidade, Educação e Cinema

Professora Shirley Fráguas

 Minicurso “Virtualidade” (4h)

Curta o Cinema na Escola: Pluralidade Cultural e Solidariedade.

Professora Graziella Luciano

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: