O Governo Federal, através programa Saneamento para Todos 2008 liberou R$10 milhões do para o tratamento de esgoto em Formiga.
O anúncio foi feito pelo Prefeito Aluísio Veloso e pelo Chefe de Gabinete em exercício, Luís Carlos Silva. De acordo com Aluísio, Formiga será uma das 106 cidades do país, com população entre 50 e 150 mil habitantes, beneficiadas pelo programa. A escolha desses municípios levou em conta diversos aspectos, como por exemplo, o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – e a capacidade de endividamento de cada município.
De acordo com os critérios elaborados pelo Governo Federal, Formiga receberá este dinheiro através de um financiamento, que terá como gestora a Caixa Econômica Federal. Serão 20 anos de financiamento, com 5% de juros ao ano e 4 anos de carência.
Com esse dinheiro, serão construídas uma estação de tratamento de esgoto, estação elevatória e interceptores.
Porém, para que Formiga receba esse dinheiro é preciso que a Câmara de Vereadores aprove esse financiamento o mais rápido possível, pois o município tem até o dia 11 de fevereiro para apresentar toda a documentação. Na manhã do dia 01 de fevereiro, o Prefeito apresentou essa questão aos vereadores, que se propuseram a agilizar os trabalhos da Casa para que a proposta possa ser estudada.
Dependemos muito da Câmara para aprovar esse financiamento. Esse projeto de esgotamento sanitário é um sonho e uma necessidade da população formiguense, comentou Aluísio Veloso.
De acordo com o Prefeito, para o mês de março estão prometidos pelo Secretário Nacional de Saneamento mais R$9 milhões, o que seria suficiente, junto com esse financiamento, para o término das obras.

COMPATILHAR: