Com o propósito de dotar o estado de uma grande rede de educação a distância, o Governo de Minas, por meio do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assina dois novos Acordos de Cooperação Técnica para implantação de unidades do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).
Os dois municípios contemplados com os acordos de cooperação que serão assinados com as prefeituras municipais são Formiga e Três Corações. O objetivo é ampliar a qualificação profissional com os cursos do programa Idiomas para a Cidadania e posteriormente serão oferecidos cursos de graduação e pós-graduação, obedecendo às demandas e às vocações das regiões.
Em Formiga, há uma grande expectativa para a visita do secretário Narcio Rodrigues, pois a chegada do polo de educação a distância marca um novo momento na capacitação gratuita dos cidadãos da região. A parceria a ser estabelecida será assinada pelo prefeito Moacir Ribeiro da Silva. O evento acontece nesta sexta-feira (8), às 17h, no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), na Rua Américo Nogueira, 470.
As novas unidades do Uaitec estão sendo instaladas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que há anos desenvolvem um trabalho efetivo de qualificação profissional totalmente gratuito, facilitando a inserção do cidadão no mercado de trabalho. A meta do governo mineiro é atingir 120 pontos de ensino a distância no estado. Já foram inauguradas as unidades do Uaitec em Caeté, Uberaba, Juiz de Fora, Santa Vitória, Ituiutaba, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Pouso Alegre, Pedra Azul, Passos e Monte Carmelo.
Os primeiros cursos a serem oferecidos são voltados para o ensino de inglês, francês, espanhol e português. Ao todo serão disponibilizadas 32 mil vagas, inclusive com parte delas para atender aos candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras, que leva estudantes universitários brasileiros às melhores universidades do mundo, por meio de intercâmbio. Posteriormente serão ofertados cursos de graduação e pós-graduação em parceria com universidades públicas federais e estaduais mineiras.

Comentários
COMPATILHAR: