Formiga sediou neste domingo e segunda-feira mais uma etapa do PASES, processo seletivo seriado realizado pela Universidade Federal de Viçosa desde 2004, além do vestibular 3 ? terceira etapa do PASES, avaliação final para o ingresso na instituição.
Candidatos de 28 cidades do Estado e inclusive de outros estados brasileiros estão prestando. Cerca de 480 candidatos para o vestibular 3 e 650 para as etapas 1 e 2 do PASES. A UFV oferece mais de 40 cursos.
Bicho-papão de muitos estudantes, o vestibular aos poucos vem perdendo seu potencial assustador. Grandes universidades do país estão repensando seus métodos de seleção e já falam em implantar outras modalidades de processo seletivo.
No processo seriado, o candidato faz uma prova ao final de cada ano do ensino médio e no final recebe uma nota composta por todas as avaliações. O conteúdo cobrado nas provas é referente apenas ao programa letivo do ano estudado. Ou seja, o aluno que concluir a segunda série do ensino médio, vai fazer uma prova apenas com os assuntos que viu nesta série. Não terá que responder sobre matérias vistas na primeira série.
No terceiro ano, o esquema funciona da mesma forma, o estudante não tem que relembrar de todos os assuntos vistos nas duas séries anteriores. A cada etapa de prova, o candidato recebe um resultado e tem como dosar sua preparação para a prova seguinte. Apenas no terceiro ano, o estudante escolhe que curso que fazer.

COMPATILHAR: