Formiga terá um novo evento em seu calendário cultural. A partir deste ano, a cidade promoverá o primeiro concurso de beleza negra, que tem como objetivo resgatar a cultura, conscientizar e reconhecer os valores da história e desenvolver a inclusão social do afro-descendentes.
A idéia surgiu através de uma parceria do Comin ? Conselho Municipal da Identidade Negra, com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e contando também com apoio da ACIF.
Para o presidente do Conselho, José Antônio Firme, este é um evento que será lembrado pelas comemorações do dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. ?A idéia é ressaltar essa data, já que é muito importante, para a comunidade negra. Este projeto não envolve somente o Comin, mas sim, cotamos ainda com a participação e patrocínio do comércio de Formiga?, afirma o presidente.
As inscrições estão abertas a partir de hoje (02). As interessadas devem procurar as Associações de Bairros, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Cultura para se inscreverem. Os requisitos básicos são; ser brasileira e nascida no Município de Formiga, ter idade mínima de 18 e máxima de 25 anos, ser solteira e não ter filhos e a escolaridade mínima é o fundamental completo.
As candidatas serão julgadas pela beleza de rosto, elegância, postura e simpatia. O desfile será em trajes de banho, social e esporte fino (estilo afro). A primeira colocada será premiada com uma viagem para Porto Seguro, com acompanhante e o segundo e terceiro lugar o prêmio serão jóias.
A próxima reunião do Conselho acontecerá no dia 11 de fevereiro, quarta-feira, ás 18:30 horas na Câmara Municipal de Formiga, onde serão discutidos também, mais detalhes do evento.

COMPATILHAR: