A cidade de Betim, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, sedia de sexta a domingo (18 a 20), o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar.
O torneio, que acontece no SESI Clube do Trabalhador Francisco Netto Motta, é vinculado a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e será organizado pelo clube/escola de Belo Horizonte, Casa do Xadrez.
Nesse campeonato, que deverá reunir cerca de 500 atletas de 10 estados diferentes, os competidores são separados por série escolar e por sexo, competindo em seis rodadas. As categorias disputadas são do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º a 3º ano do ensino médio, feminino e masculino, com partidas com tempo de reflexão de 65 minutos para cada jogador, sendo obrigatória a anotação dos lances.
O evento é aberto a qualquer estudante do país, dentro das categorias oferecidas e as inscrições podem ser feitas on-line até esta quarta-feira (16).
Formiga no Brasileiro de Xadrez
Mais uma vez, o grande incentivador da prática do xadrez em Formiga é o professor de alunos campeões na modalidade em vários torneios, Alex Arouca, fará parte da equipe de arbitragem. ?Tive a honra de participar da equipe de arbitragem em 2011, que foi realizada em São Sebastião do Paraíso. O grande mestre, Giovanni Vescovi, heptacampeão brasileiro, esteve presente no evento no qual, sua filha, Katherine Vescovi, ficou em primeiro lugar na categoria do 7º ano feminino?.
Esse ano, pelo menos três estudantes da cidade, alunos de Alex, participarão do Campeonato na cidade de Betim e a expectativa é grande. ?O xadrez de Formiga também brilhou na edição de 2011, alcançando um resultado expressivo com a enxadrista formiguense, Mariana Teixeira, que ficou em segundo lugar na categoria 3º ano do ensino médio, naipe feminino?, contou o professor.

COMPATILHAR: