Redação UN

Uma semana após retroceder dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Minas Consciente para a “Onda Amarela”, que determina uma série de restrições com relação a abertura de comércios e áreas de lazer, Formiga voltará para a “Onda Verde”. A decisão tomada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) foi confirmada pela Prefeitura de Formiga.

A retomada da condição mais favorável para as atividades econômicas durante a pandemia ocorre em meio ao aumento dos casos no município e à diminuição dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19.

A Santa Casa de Caridade de Formiga, que já chegou a contar com 19 leitos na UTI, passou a ter 12 e, agora, conta apenas com cinco leitos. Vale ressaltar, que a unidade hospitalar é referência regional e os leitos não são exclusivos para pacientes do município.

De acordo com Marcos Caetano, superintendente administrativo da Santa Casa, a decisão de diminuir ainda mais os leitos exclusivos para casos de Covid-19 ocorreu após redução na taxa de ocupação das UTI’s da região de saúde macro-oeste, da qual Formiga faz parte.

Em entrevista ao portal, o superintendente ainda disse que desde 8 de outubro, quando venceu o contrato entre a Santa Casa e o Estado com relação aos leitos que, mesmo com as constantes internações, o hospital não recebe repasses para arcar com o gasto gerado pelo serviço.

O secretário de Saúde, Leandro Pimentel, ao se pronunciar sobre a diminuição dos leitos disse ser esta uma situação “extremamente preocupante”, diante da evolução de casos observada em Minas e também em Formiga após o mês de outubro. “Essa situação (aumento de casos) é decorrente do feriado e dos últimos eventos que tivemos em todo o cenário estadual e municipal. Com isso, venho pedir a toda a população que nos ajude mantendo as medidas de distanciamento social, a utilização de máscaras e a higienização das mãos. Evite aglomerações e contato desnecessário com as pessoas para que você possa se proteger e proteger também a sua família”, salientou o secretário.

Confira o pronunciamento de Leandro Pimentel sobre as mudanças na situação do município em relação à covid:

Ocupação de leitos

Questionado sobre a situação atual da Santa Casa com relação à doença, Marcos Caetano informou que nesta quinta-feira, todos os cinco leitos de UTI estavam ocupados e que outras 11 pessoas ocupavam os leitos clínicos.

Evolução

O retorno do município para a “Onda Verde” em apenas 7 dias vai em desacordo com a própria regra estabelecida pelo Governo de Minas.

 Segundo informações colhidas no site oficial do Estado, “para evoluir da onda vermelha para a amarela, o município deve cumprir as restrições da primeira fase por sete dias. Em seguida, para passar para a verde, é preciso esperar 28 dias”. 

COMPATILHAR: