Mais um formiguense vai assumir importante posição do quadro de oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Trata-se do Tenente-Coronel Alisson Bruno Pereira, ele assumirá o comando do 33º Batalhão da Polícia Militar em solenidade conjunta de transmissão e assunção de comando, substituindo o Tenente-Coronel José Sérgio Felício. A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira (8), às 9 horas, na Comunidade Cristã Recomeçar, na Avenida Dr. João Augusto Fonseca e Silva, bairro Novo Eldorado, em Contagem-MG.
Sobre o Tenente-Coronel Alisson Bruno Pereira
O Tenente-Coronel Alisson Bruno Pereira, natural de Formiga (MG), é policial militar há mais de 20 anos; casado e pai de dois filhos, é filho do policial militar reformado Capitão José Gonçalves Pereira e de Terezinha Maria Gomes Pereira. Passou a infância e juventude nos bairros Laginha e Bela Vista, concluindo os estudos básicos no Colégio Santa Teresinha, em Formiga.
Seu currículo registra as inúmeras atividades profissionais por ele exercidas como policial militar nas cidades de Divinópolis, Itapecerica e Formiga; bem como os muitos cursos de aperfeiçoamento para o enfrentamento de crimes cibernéticos, cursos de inteligência criminal, de promotor de polícia comunitária, controle de distúrbios civis e outros.
Foi agraciado com medalhas de méritos profissional, concedido pelo comandante geral da PMMG em 2011, Medalha Seis de Junho a ele concedida pela Câmara Municipal de Formiga, Medalha de Mérito Militar Grau Bronze, Colar Alferes Tiradentes, Medalha do Mérito Cívico Tomaz Antônio Gonzaga, Medalha de Mérito Militar Grau Prata, Diploma Amigo da 4ª Região Militar, concedido pelo General de Divisão Comandante da 4ª Região Militar, dentre outras condecorações.
Alisson também é autor do artigo “Remuneração na Polícia Militar de Minas Gerais: Cenários e Perspectivas”, publicado na Revista O Alferes, volume 30, número 77, julho/dezembro de 2020.

Tenente-Coronel Alisson Bruno Pereira. Foto: arquivo pessoal
Sobre o 33º Batalhão da Polícia Militar em Betim
O 33º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais é uma das unidades mais tradicionais da corporação e desempenha um papel fundamental na segurança pública de Betim. Sua história começou na década de 1960, com a chegada de sete policiais militares que instalaram um destacamento subordinado ao 7º BPM, de Bom Despacho.
Ao longo das décadas, o batalhão passou por várias transformações: integrou o 5º BPM de Belo Horizonte e, em 1982, foi elevado à categoria de companhia. Em 1994, tornou-se a 5ª Companhia Independente, a primeira unidade autônoma da PM na cidade. Finalmente, em 20 de novembro de 1998, foi oficialmente elevado à categoria de batalhão, recebendo seu nome atual: 33º BPM.
Hoje, a unidade é responsável por uma área que cobre mais de 120 bairros, atendendo uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. Com mais de seis décadas de presença contínua, o 33º BPM se consolidou como um pilar essencial na proteção da comunidade betinense, sendo apelidado de “Guardião Capela Nova”, em homenagem ao antigo nome do povoado que deu origem à cidade. A outra parte do município é de responsabilidade do 66º BPM.

33º Batalhão da Polícia Militar em Betim. Foto: Google Street View