Nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal prestará uma homenagem ao formiguense Magno José Vilela. A pedido do vereador Eugênio Vilela, o professor Magno receberá uma homenagem em reconhecimento à sua luta pela democracia na década de 1960. A reunião tem início às 14h.
O vereador contou que tomou conhecimento sobre a história de Magno José Vilela pelo professor formiguense Marco Aurélio de Mello Machado. Segundo Eugênio, o professor Magno tem familiares em Formiga, entre eles o irmão, José Maria Vilela, conhecedor de antenas e transmissores de rádio e TV.
Magno José Vilela tem 66 anos de idade. Nascido em Formiga, ele é professor de história do cristianismo na Escola Dominicana de Teologia e na Faculdade de Teologia da Unisal, ambas em São Paulo.
No período da ditadura militar no país, o professor Magno foi acusado de subversão política, perseguido e passou um ano na clandestinidade, exilado no Chile e na França. Em 1974, foi condenado à revelia a quatro anos de prisão pelos tribunais da ditadura e só pôde voltar ao Brasil em 1980, após a Lei de Anistia, quando pediu seu desligamento da Ordem dos Dominicanos.
Em 2007 o cineasta mineiro Helvécio Ratton lançou o filme Batismo de Sangue, baseado no livro homônimo de Frei Betto, que relata as dores da tortura que alguns frades dominicanos sofreram dos prepostos da ditadura militar, entre eles há relatos de parte da história de Magno José Vilela. Como afirma Fausto Barreira, em avaliação feita ao filme, esses frades foram ?expressão da mudança de rumos da Igreja Católica na América Latina, na década de 60, cujos padres e bispos, em número crescente, contestavam a cumplicidade da alta hierarquia com as oligarquias e se posicionavam ao lado dos explorados?.

Palestra no Unifor
Na noite desta segunda-feira (18), o formiguense Magno José Vilela fará uma palestra no Unifor-MG, onde contará sobre sua atuação no movimento de resistência à ditadura como defensor das liberdades individuais. O evento está marcado para as 19h, no Salão Nobre do Centro Universitário.
A palestra intitulada ?Reflexões sobre o regime militar brasileiro? é aberta aos interessados de todos os cursos e à comunidade em geral. O coordenador do curso de administração, Eugênio Vilela Jr., que fez o convite para o professor ministrar a palestra no Unifor-MG, comentou que os alunos do 3o ano do ensino médio das escolas públicas e particulares da cidade foram convidados a participar.

Debate
O Programa Uniformação, do Centro Universitário de Formiga, aproveitando a visita do professor Magno, promoverá um debate com o mesmo tema da palestra: ?Reflexões sobre o regime militar brasileiro?. Foram convidados a participar o reitor do Centro Universitário de Formiga, Marco Antonio de Sousa Leão, os professores José Cleomar de Matos, Jaderson Teixeira e José Carlos de Oliveira. Todos os professores convidados têm formação na área de história.
O programa é transmitido pela TV Oeste às quartas-feiras, às 13 horas, às sextas-feiras, às 18h30, e aos domingos, às 13h30.

COMPATILHAR: