O compositor e educador formiguense Vinícius Eufrásio realizará, no dia 7 de setembro, um workshop gratuito ao vivo em seu canal no Youtube, @Musicar – Educação Musical, às 20h30, para o lançamento do álbum musical “Vem Brincar com Música”.

Com 12 faixas inéditas, o trabalho é o primeiro álbum do educador. Vinicius recebeu os prêmios “Funarte Arte em Toda Parte” na categoria Educação Infantil em 2020 e RIdIM-Brasil, atribuído, em 2019, pelo Repositório Internacional de Iconografia Musical.

A partir do dia 7 de setembro, o álbum completo e as músicas podem ser acessados gratuitamente pelo site www.musicar.mus.br [musicar.mus .br] e em diversas plataformas digitais, como o Spotify e Youtube. 

A obra é voltada para professores da educação infantil e ensino fundamental I, professores de música, educação física, pais e educadores em geral. As músicas trabalham a imaginação, coordenação motora, memória e estimulam a criatividade das crianças, tudo de forma divertida. “Sempre vi a música como uma grande brincadeira e como lugar para dar asas à imaginação”, explicou.

O formiguense acredita que “cada educador é como um super-herói capaz de mudar o mundo ao seu entorno e que a capacidade de proporcionar uma prática musical rica, lúdica e contextualizada é o super-poder com o qual cumprimos nossa missão diária”.

Além de trazer referências musicais relacionadas às manifestações tradicionais da música popular brasileira, Vinícius uniu a experiência musical e pedagógica na criação de canções que possibilitam diversas interações lúdicas. Cada uma das 12 canções pode se desdobrar em muitas brincadeiras, jogos motores, investigações, experimentações, e atos criativos na sala de aula e também nos lares das famílias

Todas as músicas criadas por Vinícius têm o propósito pedagógico.  Para compor cada canção ele realizou pesquisas relacionadas às habilidades musicais que as crianças precisam incorporar para o pleno desenvolvimento de sua musicalidade, além de associar esse aprendizado de forma lúdica, incluindo jogos e brincadeiras. A obra proporciona o desenvolvimento de noções como a da percepção rítmica, por meio do conhecimento de determinados sons e estilos musicais.

Minhas canções possuem dois papéis: permitem a articulação entre diferentes pontos de interação entre professor, alunos, o ambiente e a prática musical e também promovem ideias para que pais e educadores possam utilizá-las para praticar música com seus filhos e alunos”, explica Vinícius. “Uma mesma canção pode ser utilizada, por exemplo, para auxiliar no desenvolvimento simultâneo de várias habilidades motoras e também da percepção musical”, completa o professor.

A produção do álbum contou com a colaboração dos produtores Albert Paixão e Eric Wildmark e recebeu o apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo contemplado pelo edital nº 19/2020 publicado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com os recursos da Lei Aldir Blanc.

O autor

Vinícius Eufrásio é músico, compositor, educador, pesquisador e agente cultural, nascido na cidade de Formiga. Ele é filho de Luciana Passos, servidora do posto de saúde Nirmatele, e de Samuel.

O formguense destaca o orgulho de ter estudado música na Emmel e a importância do aprendizado com o professor Gibran Zorkot.

Vinícius trabalha com educação musical desde 2009. Em 2015 se mudou para Belo Horizonte, onde desenvolve trabalhos de pesquisa, leciona música no Colégio Santa Marcelina e atua como tutor de Ensino à Distância no curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília. É também mestre e doutorando em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desde o início da pandemia, Vinícius tem oferecido vários workshops, webinários, formações para redes de educação públicas e privadas e promovido eventos gratuitos, atendendo e auxiliando milhares de professores do Brasil e outros países da América Latina.

@Musicar- Educação Musical

O projeto “Musicar – Educação Musical” é uma iniciativa coordenada por Vinícius e tem como objetivo o fortalecimento da área e a formação musical de professores a partir de uma perspectiva humanizadora. “Música se aprende uns com os outros, em uma comunidade de trocas simbólicas e culturais”, ressalta o educador. 

 O projeto pode ser acessado pelo site www.musicar.mus.br [musicar.mus.br]. Todos os dias são postados novos conteúdos no perfil do projeto no Instagram: @musicar.mus e no canal do Youtube “MUSICAR – Educação Musical”. 

Desta forma, a partir do projeto Musicar, são oferecidos serviços de formação e consultoria a instituições educacionais, sistemas de ensino e educadores de forma geral. Os principais pontos de dedicação nesta iniciativa concentram-se na produção de recursos didáticos, na realização de cursos, oficinas e workshops com foco na formação e capacitação de educadores.

“A partir das nossas ações de consultoria didática e pedagógica, bem como por meio da criação e disponibilização de materiais didáticos, agimos em fomento e difusão da Educação Musical como prática democratizadora para o acesso à música”, ressaltou Vinícius.

COMPATILHAR: