O formiguense Ronei Cândido Alves, que já atuou na Federação Mineira de Futebol (FMF), , foi indicado para o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início deste ano, realizando um sonho antigo.

Ronei foi destaque no site especializado em arbitragem Voz do Apito, em matéria intitulada de “O senhor simplicidade”. O portal destacou que há anos o formiguense sonha com a chance de comandar uma partida na elite do futebol brasileiro.

De acordo com a matéria, a ascensão do profissional deve-se a perspicácia do Comitê de Árbitros de Minas Gerais, depois que adquiriu a confiança do presidente Giulliano Bozzano.

Aos 36 anos, Ronei jogava futebol até mudar para a arbitragem depois de uma grave contusão. A carreira começou a ficar mais séria depois de um curso na FMF, em 2002. Ele começou em ligas amadoras na região de Formiga até resolver se mudar para Belo Horizonte, em 2005. Na capital, arbitrou em categorias de base do campeonato mineiro e da Copa Itatiaia.

Em 2009 apitou na segunda divisão do Mineiro e na Taça BH e em 2010 virou árbitro da Primeira Divisão Estadual. Na CBF, o formiguense trabalha como o 4º árbitro, atuando em jogos das séries B, C e D do brasileirão.

Ronei ainda não teve a chance de trabalhar em jogos expressivos fora de Minas Gerais nesta temporada. Mesmo cheio de prestígio, o “árbitro locutor” continua dedicado aos treinamentos físicos e técnicos à espera da tão sonhada oportunidade.

Árbitro locutor

Além de mediar os confrontos dentro dos gramados, Ronei utiliza sua voz ‘aveludada’ para anunciar preços de uma rede de eletroeletrônicos e inaugurar estabelecimentos por todo estado para uma rede de tecidos.

Ronei começou sua carreira com os microfones em Formiga, na rádio Líder FM. Ele trabalhava como âncora de um programa de esportes, cobria o amador e fazia boletins também para a capital. Depois começou a fazer a linha de shows, com entrevistas com cantores e em eventos agropecuários.

 

Fonte: Portal Voz do Apito e ESPN ||

COMPATILHAR: