A seletiva para o Campeonato Pan-Americano de Judô foi realizada no sábado passado (26), no Caic, em Divinópolis. As categorias participantes foram infanto-juvenil (11 e 12 anos) e pré-juvenil (13 e 14 anos). O evento foi organizado pela Liga Mineira de Judô e Liga Nacional de Judô, com a supervisão da União Pan-Americana de Judô.
De acordo com o professor da Academia Águia Dourada, Fabiano Souza, no judô, todas as faixas são inseridas na chave, contando apenas com a separação de peso e idade. ?Isto demonstra ainda mais a coragem de nossos atletas formiguenses, que não temeram a diferença de faixas e fizeram bonito em nos representar?, disse.
O Campeonato Pan-Americano nas categorias masculino e feminino ocorrerá entre os dias 9 e 13 de junho, em Divinópolis.
Os participantes do projeto Caminho da Vitória, uma parceria da Academia Águia Dourada com a Prefeitura de Formiga, Vara da Infância e Juventude e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, compareceram ao evento e já deram os primeiros frutos de um trabalho realizado em prol da infância e adolescência. De acordo com o regulamento, classificam-se os quatro primeiros colocados para a final.
O formiguense Marlon Pacheco, faixa branca / pré juvenil / meio leve, ficou em 4º lugar. Ele perdeu para o campeão de sua chave e ganhou na repescagem, conseguindo a classificação, além de Paulo Henrique, faixa branca / pré-juvenil / meio médio, outro atleta de Formiga que ficou em 4º lugar.
O evento contou com a participação de mais de 100 lutadores de várias cidades como: Formiga, Divinópolis, Ouro Preto, Contagem, Belo Horizonte, Sabará, Montes Claros, Pirapora, Betim, Machado, Uberaba, São Paulo, Pernambuco, dentre outras.
?Fiquei muito satisfeito pelo desempenho e coragem dos meninos do Projeto Caminho da Vitória que, mesmo sem kimono entregue ainda pelos órgãos públicos quiseram ir. Eles arrumaram kimono emprestado e, mesmo sem a experiência necessária com kimono, foram e se classificaram para a final, demonstrando assim o valor que eles têm para o nosso município em força de vontade. Dentro em breve, muitos campeões se destacarão, levando o nome de nossa cidade?, ressaltou Fabiano Souza.
Os próximos eventos serão: Campeonato Centro-Oeste de Jiu-Jítsu pela Federação de Jiu-Jítsu Esportivo (FJJE-MG), valendo uma vaga para o Mundial 2011 da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE), para o campeão e vaga para a final do Mineiro, no dia 10 de abril; Campeonato Mineiro de Judô ? 1ª etapa em Sabará, realizado pela Liga Mineira de Judô, no dia 30 de abril, e o Minas Open de Judô, nos dias 28 e 29 de maio, em Formiga.

COMPATILHAR: