A campanha ?Dê Cultura! Dê um livro!?, realizada há três anos pela advogada Flávia Leão, está recebendo doações de livros.
Livros de história infantil e infanto-juvenil são arrecadados e doados a escolas municipais e públicas da cidade. Neste ano, os livros serão arrecadados até o final de março.
A campanha foi criada em 2011. Flávia Leão contou que, ao organizar sua estante, percebeu a quantidade de livros que já tinha lido e resolveu passá-los para outras pessoas.
Com a ajuda da amiga Juliene Leão, Flávia arrecadou mil livros, que chegaram do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e várias cidades de Minas Gerais.
O projeto conta, neste ano, com a participação da professora de filosofia e artes, Fernanda Frazão. A professora que tem um grupo de estudos ajudará na arrecadação dos periódicos. A campanha é aberta para quem quiser ajudar.
Até o momento, o projeto já recebeu 300 livros. O material será entregue em abril, a seleção da escola que receberá as obras será feita apenas no final da campanha.
No ano passado, o projeto arrecadou mais de mil periódicos, que foram doados para os alunos da Escola Municipal Miralda de Carvalho. Além da escola, uma jovem cega da cidade foi beneficiada com livros em braile, e as organizadoras atenderam ao pedido de uma aluna da Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, que tinha o sonho de ganhar uma montanha de livros. A menina recebeu uma ?montanha de livros?, organizada pelas formiguenses.
De acordo com Flávia, o projeto cresceu bastante, e está precisando de ajuda financeira. ?Os livros são preparados para entrega. Cada um tem uma dedicatória, são embrulhados e separamos por salas e nomes. E temos que fazer uma triagem. Existem livros que não podem ser entregues, ou que são didáticos ou com conteúdo inadequado. Então, estes livros vão para uma biblioteca. Dá trabalho e gastamos tudo do nosso bolso?, informou Flávia.
Além de receber os livros, os alunos beneficiados participam de uma contação de histórias, apresentação musical e debates.
Quem quiser contribuir com a campanha pode enviar as obras para o endereço: rua José Sebastião de Oliveira, 130, bairro Santo Antônio, para Helena Rodrigues de Lima, ou para o endereço onde Flávia reside em Belo Horizonte: avenida Afonso Pena, 1626, apartamento 1801, Centro.

Comentários
COMPATILHAR: