Neste sábado, dia 13, a partir de 9h30, lideranças políticas e servidores públicos estaduais realizarão uma manifestação na Praça Getúlio Vargas, Centro de Formiga, em frente a Agência do IPSEMG. O movimento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades responsáveis e tentar evitar o fechamento da unidade no município.
Todo servidor público do Estado ? DER, professores, polícia civil e alguns do Fórum – possuem convênio com o IPSEMG. São aproximadamente 8 mil conveniados e 4 mil dependentes apenas em Formiga. As cidades de Arcos, Pains, Pimenta, Bambuí, Piumhi, Candeias e Córrego Fundo também são atendidas aqui, e juntas somam aproximadamente 2500 conveniados.
Com o fechamento da agência, os conveniados deverão se encaminhar à agência mais próxima, no caso de Formiga, a cidade mais próxima é a regional de Divinópolis. De acordo com os organizadores do movimento, os Deputados Estaduais Domingos Sávio, Flávio Alencar e Jaime Martins, além do Deputado Federal Aluísio Andrade, já confirmaram presença na manifestação.
Relembre o caso
No dia 26 de novembro, a população formiguense foi informada que a Agência do IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais ? na cidade seria fechada. O comunicado, passado por um representante da gerência de interiorização da Instituição, é de que a unidade, que funciona no antigo prédio da Minas Caixa, prestará serviços até o dia 31 de dezembro deste ano.
A partir de então, o prefeito Aluísio Veloso convocou lideranças da cidade para definir estratégias que impeçam o fechamento da Agência de Atendimento em Formiga. A imprensa formiguense publicou notícias e artigos sobre o tema e convocou lideranças e a população para que trabalhassem em defesa da permanência da Agência do IPSEMG em Formiga.
Contradições
Na última semana a redação do ?Últimas Notícias? recebeu uma correspondência assinada pelo assessor de comunicação do IPSEMG, Carlos Pereira, na qual ele se propunha esclarecer alguns pontos sobre o assunto. Na carta, o assessor de comunicação apresenta dados que não coincidem com os fornecidos pela unidade de Formiga, como por exemplo, em relação a área de abrangência e o número de servidores atendidos.
Na carta a informação é a seguinte:
?A área de abrangência da Agência de Formiga inclui as cidades de Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Doresópolis, Pains e Pimenta, com um universo de 5.330 servidores.
Hoje, os serviços de assistência à saúde – o principal atendimento do Ipsemg na região – é prestado sem a interferência da agência. O interessado busca diretamente o serviço necessitado.
Somente em Formiga, estão credenciados pelo Instituto duas clínicas, um hospital, três laboratórios, três clínicos gerais, um ginecologista, um ortopedista, um otorrinolaringologista e onze dentistas. Somente nos nove primeiros meses do ano, foram atendidas 1.212 consultas médicas e feitos 7.633 procedimentos hospitalares?.

Como citado anteriormente, a unidade de Formiga atende aproximadamente 8 mil conveniados e 4 mil dependentes apenas no município. As cidades de Arcos, Pains, Pimenta, Bambuí, Piumhi, Candeias e Córrego Fundo também são atendidas aqui, e juntas somam aproximadamente 2.500 conveniados.
Ainda na carta há um trecho que diz:
?Os serviços na área previdenciária (pensões e auxílio-funeral) podem ser requeridos em qualquer agência, na sede em Belo Horizonte ou até pelos correios. Além disso, a unidade de Lagoa da Prata, a 56 quilômetros de Formiga, está em condições de atender aqueles precisarem de algum serviço que deixar de ser oferecido?.
O detalhe é que os custos com a viagem ficam por conta do servidor.
Articulações Políticas
Na tarde de 05 de dezembro, a Secretaria Municipal de Comunicação entrou em contato com a assessoria do Deputado Domingos Sávio (PSDB) que se encontrou com o governador Aécio Neves para tratar sobre o assunto na quinta-feira, dia 04. A assessoria informou que o Deputado solicitou pessoalmente ao governador que revisse o pedido de fechamento da Agência de Formiga. Durante o encontro, Domingos Sávio expôs ao governador sobre a importância da cidade na região e alertou-o para o fato do baixo custo que a manutenção da agência em Formiga representa para o IPSEMG, já que é a Prefeitura que arca com os gastos de luz, água e aluguel.

COMPATILHAR: