O Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Rápido foi promovido no Sesi ? Comar, em Belo Horizonte e teve como objetivos apontar os campeões mineiros das categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, sub 20 nos naipes absoluto e feminino, na modalidade de ?xadrez rápido?, e propiciar a obtenção e movimentação no rating FMX (ranking mineiro).
De acordo com o professor de xadrez, Alex Arouca, a categoria sub 16 feminino teve três atletas inscritas e a formiguense Mariana Teixeira conquistou o troféu de primeiro lugar. Já Ludwig Arouca ficou com a medalha de terceiro da categoria sub 12 absoluto, onde disputou com outros 10 enxadristas.
Com a participação neste festival, os dois formiguenses, que recentemente disputaram o torneio de xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) pelo Colégio Losango de Formiga (Anglo), obtiveram rating na FMX.
De acordo com a presidente da federação, Luciane Sepúlveda Viana, que estava presente no evento, os dois alunos formiguenses entraram com a pontuação inicial de 1.800. Com a participação em outros torneios da FMX, eles poderão subir ou descer seus ratings.
Ainda segunda Alex Arouca, no Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Rápido o ritmo de jogo foi de 21 minutos para cada jogador. O sistema de emparceiramento foi o ?Sistema Suíço?, em cinco rodadas para número igual ou superior a sete jogadores, ?Sistema Schuring? de emparceiramento para número igual ou inferior a seis jogadores e ?Sistema de Match? em duas partidas para dois jogadores por categoria. Assim, Mariana Teixeira jogou no ?Sistema Schuring? e Ludwig Arouca no ?Sistema Suíço?.

COMPATILHAR: