Desta terça (24) até o próximo domingo (29), o Rio Grande do Sul abrigará os debates do Fórum Social Temático 2012 (FST2012). Além de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo abrigarão os debates que abordarão o tema do evento: crise capitalista, justiça social e ambiental. Estão previstas mais de 900 atividades como palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas. A organização aguarda 50 mil pessoas.
A principal atração do fórum este ano será Dilma Rousseff. A presidente participará de painel com o presidente do Uruguai, José Mujica, na quinta-feira (26), no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fará parte do painel Os sentidos da Democracia, marcado para as 14h de sexta-feira.
A intenção do FST2012 é gerar pelo menos um documento preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio +20. Para os dias do evento, a rede hoteleira de Porto Alegre tem 90% dos leitos reservados.
Abertura
A primeira atividade será a abertura do Fórum Mundial de Educação, às 9h, no Salão de Eventos da Reitoria da UFRGS. A concentração para a Marcha de Abertura está programada para as 15h, no Largo Glênio Peres. São esperadas de 20 mil a 25 mil de pessoas na caminhada, segundo a organização do evento. A saída está marcada para as 17h.
Os Mundos do FST
Entre as inovações da edição de 2012, estão os Mundos, oficinas que debaterão os mais variados temas, como políticas para Mulheres, Trabalho, Negros e Saúde.
Mundo do Trabalho: Um dos pontos altos será a discussão da crise financeira internacional e a criação de empregos.
Mundo da Saúde: Uma nova política e a garantia de acesso universal à saúde serão os grandes desafios propostos para análise no FST.
Mundo Negro: Será realizado no Quilombo Oliveira Silveira, com debates sobre religiosidade, juventude, cultura, meio ambiente e saúde.
Mundo da Mulher: A violência contra a mulher no Brasil e no mundo centralizará os debates no FST. Além da questão da violência, a paridade salarial para a realização de um mesmo trabalho, o empreendedorismo feminino, a liderança na vida política e no mercado de trabalho, entre outros temas, serão discutidos.

COMPATILHAR: