A frente fria que provocou um temporal em Belo Horizonte e região metropolitana no domingo pode voltar a causar chuvas nesta segunda e na terça-feira. No entanto, as precipitações encerram o período chuvoso, que começou em outubro do ano passado. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, coordenador do Centro de Climatologia MinasTempo, uma massa de ar polar chega ao estado na quarta-feira (7), derruba as temperaturas e dá início à temporada de estiagem.
?No final da semana, provavelmente na sexta-feira (9), devemos começar a ter madrugadas mais frias, com temperaturas mínimas de 11 graus?, afirma o meteorologista. Durante o dia, os termômetros não devem registrar mais do que 25 graus.
O outono, que começou em 20 março, será marcada pela baixa umidade relativa do ar, devido ao fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas costas do Peru e do Equador. A previsão é de que a umidade fique na casa dos 20%. O frio e ar seco se intensificam até o inverno.
Entretanto, é bom os mineiros começarem a tirar o agasalho do armário. ?Nas próximas semanas podemos ter temperaturas mínimas já na casa de 5 graus no Sul de Minas?, diz Ruibran dos Reis.

COMPATILHAR: