Depois de vários dias com céu claro, muito calor, recordes de temperatura e queimadas, uma frente fria tomou conta de Minas Gerais prometendo trazer chuva para todas as regiões ao longo dos próximos dias.  

Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na capital, o novo sistema chegou ao estado na sexta-feira garantindo a cobertura de nuvens, e já está em atuação. “A nebulosidade cobriu o sol. A onda de calor acabou na sexta. A tendência é de declínio”, disse. 

A previsão para hoje em Belo Horizonte é que a temperatura varie entre 19°C e 30°C. Para se ter uma ideia, a máxima na sexta-feira foi de 36,9°C. Com o céu encoberto, a tendência é de declínio, mas, se o céu abrir em algum momento, a temperatura pode subir.

Souza também ressalta que a chegada da frente fria melhora a qualidade do ar, deixando a umidade alta em praticamente todo o estado. 

Chuva

Com a chegada da frente fria, há possibilidade de chuvas fortes nas regiões da Zona da Mata, Sul de Minas, Rio Doce e na Grande BH. Alguns locais até já tiveram transtornos, como Divinópolis e Mantena.

Cléber Souza explica que o calor acumulado e a chegada da frente fria favorecem a formação das nuvens cumulonimbus, que provocam chuvas fortes. Ventanias, como registradas a partir do meio desta semana em BH, também não estão descartadas.

“Quando o sistema chega para resfriar, gera nuvens carregadas. Com atuação da frente fria, a onda de calor foi quebrada. Teremos uma semana com nebulosidade e chuvas em todas as regiões de Minas Gerais. O calor foi embora”, conclui o meteorologista.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: