Os cinco frigoríficos mineiros que tiveram a exportação de carne suspensa por parte da Arábia Saudita ficam em Campo Belo, no Sul de Minas; Carlos Chagas, no Vale do Mucuri; Pará de Minas, na Região Centro-Oeste; Contagem e Ibirité, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A medida foi tomada após o Brasil ter registrado dois casos atípicos de “vaca louca” no início deste mês, informou o Ministério da Agricultura nessa terça-feira (14).

Minas Gerais foi um dos locais onde o caso foi identificado no dia 6 deste mês. O segundo animal infectado foi em Mato Grosso. Ambos se tratam da contaminação atípica, que ocorre por uma mutação genética e, portanto, não indica infecção de todo o rebanho.

O Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo, já estava com as exportações para a China paralisadas há 11 dias. A medida foi tomada automaticamente após o primeiro caso da doença ser identificado e não há previsão para o retorno da comercialização.

Em relação a Arábia Saudita, a decisão foi comunicada ao ministério pela entidade agrícola saudita em Riad.

O ministério informou que já foram encaminhadas informações técnicas sobre o caso para as autoridades sanitárias da Arábia Saudita e que estão sendo realizadas reuniões, mas não há ainda previsão sobre a retirada das suspensões.

O Ministério da Agricultura disse nesta terça-feira que as exportações para a China seguem suspensas devido aos casos da doença, acrescentando que ainda não pode projetar quando os embarques serão retomados.

A Abiec, uma das associações que representam empresas do setor, disse que não vai se manifestar sobre o assunto.

Fonte: G1

 

 

 

 

COMPATILHAR: