Dois casos da gripe suína entre índios ianomâmis foram confirmados nesta terça-feira (5) pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O órgão informou ainda que há uma criança de dez anos com suspeita da doença. Este seriam os primeiros casos registrados entre os representantes indígenas no Brasil.
Segundo a Funasa, os casos aconteceram em uma comunidade localizada a 100 km de Santa Isabel do Rio Negro, a 632 km de Manaus. Exames confirmaram que os dois homens, ambos de 28 anos, foram contaminados pelo vírus Influenza A H1N1. Ambos se recuperaram da infecção.
Ainda segundo a Funasa, no domingo (3) um menino de dez anos foi removido da comunidade por um helicóptero fretado. Ele está internado em um hospital em Santa Isabel, sem previsão de alta, e não corre risco de morte. Os exames que podem confirmar a doença ficarão prontos somente na próxima sexta-feira(8).
Nesta terça-feira (5), o Ministério da Saúde anunciou a compra de 83 milhões de doses da vacina contra gripe suína. Entre março e abril será realizada uma campanha de vacinação nacional e os primeiros a serem vacinados serão trabalhadores da área da saúde envolvidos no atendimento aos infectados pela gripe, seguidos de gestantes, da população indígena e de portadores de doenças crônicas.

COMPATILHAR: