Tem início nesta terça-feira (9), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A em Formiga. Em um primeiro momento serão vacinados os profissionais de saúde que estão na linha de frente, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, recepcionistas das unidades de saúde públicas e privadas, técnicos em imagem, pessoal de limpeza e copa, motoristas de ambulância etc.
Já os fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas receberão a vacina apenas se trabalharem em instituições hospitalares.
Em Formiga, esses profissionais deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde, onde foi montado um ambulatório para a vacinação, que ocorrerá de 7h30 às 17h. Em todo o Brasil, o público-alvo é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde.
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro, em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios, ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A
A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a gripe A começou a ser veiculada nacionalmente no dia 4 e vai até o dia 14 de março. A novidade é que o ministério vai usar e-mails para avisar as pessoas sobre a data em que poderão tomar a vacina. Ao todo, terão doses disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% desse público.
A vacinação em todo o país vai de 8 de março a 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. As datas estão vinculadas a um calendário, dividido por grupos prioritários.
Desde esta segunda-feira, 8 de março, os interessados podem cadastrar seu endereço eletrônico na página do Ministério da Saúde para receberem os avisos de vacinação, de acordo com o grupo a que pertencem ou no qual tem interesse.
Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br). O serviço também estará acessível no hotsite www.vacinacaoinfluenza.com.br, criado pelo Ministério da Saúde; e em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Todas as peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudios para rádio, estão acessíveis no hotsite e no portal do ministério.

COMPATILHAR: