A Fundação Ezequiel Dias (Funed) analisou amostras de diversos cosméticos de uso comum e, no balanço parcial das amostras realizadas, constatou resultados insatisfatórios em 76%. Os produtos analisados foram: gel para cabelo, hidratante corporal, condicionador e xampu de uso adulto, sabonete hospitalar, defrizante, desodorante spray, antisséptico bucal e filtro solar. As amostras coletadas em Minas Gerais passaram por análises de rotulagem, fisico-químicas e microbiológicas, para avaliar as especificações conforme registro e notificação do produto junto à Anvisa e conforme a legislação vigente.
Das amostras analisadas, 59% apresentaram problemas na análise de rotulagem por não atender à legislação vigente; 12% apresentaram pH insatisfatório, 6% apresentaram contaminações microbiológicas e 2% alterações no aspecto do produto. O resultado definitivo da pesquisa será divulgado em março.
Para Amália Soares Santana, farmacêutica e chefe do Serviço de Medicamentos, Saneantes e Cosméticos da Funed, 2009 foi um ano muito produtivo. ?Evoluímos bastante em termos de análises de cosméticos, pois antes só fazíamos análises em produtos de risco um – considerados de risco potencial mínimo – e agora também estamos analisando os de risco dois ? que possuem indicações específicas e exigem comprovação de segurança e eficácia. O número de produtos que analisamos também aumentou bastante, o que demonstra a confiança depositada no nosso trabalho?, avalia. Segundo a farmacêutica, a cada ano, os técnicos ampliam sua qualificação e, consequentemente, a capacidade analítica do laboratório, permitindo aumentar a gama de produtos testados.
Depois de realizar os testes, a Funed emite os laudos que são encaminhados para a Vigilância Sanitária Estadual, para a Anvisa, e para o fabricante do produto. Quando o resultado é insatisfatório, o fabricante é notificado pela vigilância sanitária e está sujeito a medidas que vão desde multas, interdição do produto e retirada do mercado; até o fechamento do estabelecimento responsável pela fabricação.
A participação da Funed em programas de monitoramento que avaliam a qualidade dos produtos disponíveis no mercado contribui para zelar pelo direito do consumidor. Segundo Amália, ?por meio de nossas avaliações, contribuímos para a realização das ações de vigilância sanitária e, assim, garantimos que a população tenha acesso a um produto seguro e com eficácia garantida, ou seja, que atende aos padrões de qualidade?.

COMPATILHAR: