Representantes da Fundação Educacional de Formiga-MG (Fuom), da Prefeitura de Formiga e da Sicredi Sul Minas (Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sul Minas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais) assinaram, no dia 2 de março, um convênio para a implementação de um Laboratório de Qualidade do Leite no Unifor-MG.

Além de representantes das instituições envolvidas, a reunião contou com servidores do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), produtores e empresários.

Entre os participantes estavam: o Presidente da Fuom, Prof. Marco Antonio de Sousa Leão; a Diretora de Planejamento e Finanças do Unifor-MG, Adriana Alves Silva; a Diretora Geral de Ensino do Unifor-MG, profa. Inêidina Sobreira; o empresário e diretor da Certificaminas Heitor Limírio Pires; a vice-prefeita Adriana Prado; o presidente da Sicredi, Euzébio Rodigheiro; o secretário de Desenvolvimento Humano Anuar Teodoro Alves (idealizador do projeto).

O convênio considera a necessidade de respaldar o município, por intermédio do S.I.M de Formiga, na avaliação da qualidade da matéria-prima dos produtores cadastrados, a necessidade de estágio dos alunos de medicina veterinária na área de inspeção de produtos de origem animal, entre outros fatores.

As ações serão desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. A Sicredi Sul Minas doará o crioscópio eletrônico digital, que é o equipamento para a análise completa do leite cru e pasteurizado. O valor do aparelho está estipulado em cerca de R$ 14.500.

A expectativa é iniciar as atividades ainda em março ou abril deste ano, no contexto das aulas práticas da disciplina Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal II.

Neste ano, o Laboratório funcionará em fase de testes. A implementação definitiva será em 2024, com a primeira turma do 9° período de Estágio Curricular Obrigatório. Os alunos farão as análises sob supervisão docente, mediante demanda do município, por intermédio do S.I.M.

O projeto é uma iniciativa do secretário de Desenvolvimento Humano Anuar Teodoro Alves, que buscou a parceria com o curso de medicina veterinária, diante da necessidade de análises periódicas do leite usado na produção de queijo. A proposta foi aceita pelo coordenador da graduação Prof. Leonardo Borges Acurcio, que pontuou a importância do crioscópio para a análise completa.

De acordo com Anuar, “para viabilizar a aquisição, buscamos parceria junto ao Sicredi Sul Minas RS/MG, cooperativa de crédito que, em breve, estará presente em Formiga e levamos a demanda à diretoria que se dispôs a doar o aparelho ao Unifor-MG”.

O coordenador Prof. Leonardo Borges Acurcio explicou que, com o convênio, os alunos terão contato com as análises laboratoriais necessárias e exigidas pela legislação pertinente ao leite cru. Afirmou que a área de tecnologia e inspeção de produtos de origem animal é exclusiva do médico veterinário e que a região tem forte presença agropecuária e, com isso, as indústrias de produtos de origem animal vêm ganhando destaque local e nacional.

É uma área que vai demandar cada vez mais mão de obra especializada e bem contextualizada com a realidade profissional do agente de inspeção. Com o laboratório, os alunos vão se encaixar, no contexto da extensão universitária, em um cenário realista de análise de produtos para verificação da sua qualidade, mediante demanda do serviço de inspeção local”.

Destacou que o projeto permite ao Serviço de Inspeção Municipal acompanhar com maior precisão a qualidade da matéria-prima dos laticínios que estão sob o seu selo de inspeção, aprimorando a educação continuada trabalhada há alguns anos em parceria com o Unifor-MG.

O entrevistado disse que, com o convênio, a Instituição estará apta a realizar todas as análises necessárias para a avaliação da qualidade do leite cru, colocando o laboratório em posição de destaque regional e nacional. Comentou que esse primeiro passo abre expectativas para um futuro credenciamento do laboratório, o que elevaria ainda mais o seu patamar, do curso de medicina veterinária e do Centro Universitário de Formiga.

 

Créditos: Divulgação/Unifor-MG

Créditos: Divulgação/Unifor-MG

 

Fonte: Unifor-MG

 

COMPATILHAR: