O Ipatinga está na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na última terça-feira, 13/11, o time do Vale do Aço recebeu o Marília, no Ipatingão, em jogo válido pela 36ª rodada da Série B e venceu por 3 a 2. Com o triunfo, o Tigre chegou aos 61 pontos, assumiu a segunda posição e garantiu, com duas rodadas de antecedência, o acesso à elite do futebol nacional.
A vitória, que parecia tranqüila, ganhou ares dramáticos no final do jogo. Depois de abrir 3 a 0, com Gérson Magrão (2) e Alessandro, o Ipatinga acomodou a permitiu a reação do Marília, que marcou através de Diego Barcellos e Wellington Silva. O time visitante pressionou em busca do empate, mas o Tigre segurou o resultado e garantiu a classificação, para alegria dos torcedores.
No ano que vem, o Ipatinga, que completará 10 anos de fundação, vai disputar pela primeira vez a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o futebol mineiro volta a ter três representantes na Série A. A última vez que isso aconteceu foi na edição de 2001, quando América foi rebaixado.
Já o interior de Minas volta a figurar na elite nacional depois de 22 anos. A última participação de equipes do interior mineiro na Série A do Brasileirão foi em 1985, quando Uberlândia e Villa Nova disputaram a competição. Agora, o time do Vale do Aço vai se juntar a Uberaba, Uberlândia, Villa Nova e Caldense, times do interior de Minas que já disputaram a principal competição nacional.
Nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, o Ipatinga buscará o título da competição. O líder é o Coritiba, que tem 66 pontos, cinco a mais que o Tigre. Para ficar com o primeiro lugar, o time do Vale do Aço terá de vencer os seus dois compromissos e torcer por uma derrota e um empate da equipe paranaense.
No próximo sábado, o Ipatinga recebe o São Caetano. A despedida da Segunda Divisão será contra o Paulista, no dia 24, fora de casa.

COMPATILHAR: