Em reta final de temporada, o Atlético vive momento decisivo no Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira (7), o Galo inicia a semana determinante para a vida do clube na próxima temporada. Serão três partidas em sete dias, que vão definir se o time alvinegro participa ou não da Libertadores no ano de inauguração da casa própria.

Neste fim de semana (sábado, 5, e domingo, 6), o elenco atleticano fecha a preparação na Cidade do Galo para a primeira partida da série final. O Atlético segue com destaques importantes para os últimos desafios do ano. Não tem Guilherme Arana, Igor Rabello, Hulk e Alan Kardec. Resta saber como o Pedrinho, em transição física, poderá ser utilizado.

Libertadores

Após o fim da 35ª rodada do Brasileirão, em que o Galo empatou por 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi, o time tem 72,7% de se classificar à Libertadores 2023, de acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo leva em consideração as vagas do G-8, que dão acesso direto à fase de grupos do torneio ou à Pré-Libertadores, período classificatório.

Com 52 pontos, o Atlético segue na sétima posição há 16 rodadas e está se garantindo na pré. Em sexto, o Athletico-PR é o primeiro dentro da fase de grupos, tem 54 pontos e é o time a ser perseguido pelo Galo. Ou seja, o sonho alvinegro de garantir uma vaga na fase de grupos da Liberta não é tão distante, mas o time precisa vencer.

Botafogo

O primeiro desafio dessa reta final é o Botafogo, nesta segunda-feira (7), às 20h. No Mineirão, os alvinegros fazem um confronto direto, já que o time carioca também sonha com uma vaga na Libertadores. Comandado por Luís Castro, o Botafogo tem 47 pontos e está na 11ª posição. No primeiro turno, o Galo venceu por 1 a 0 no Engenhão.

Cuiabá

Adversário alvinegro na 37ª rodada, o Cuiabá tem um objetivo bem diferente: escapar do rebaixamento. O encontro é na quinta-feira (10), às 20h, no Mineirão. Com 37 pontos, a equipe é a primeira fora do Z-4 e quer se distanciar do Ceará, primeiro na zona de rebaixamento com 34. Na Arena Pantanal, o jogo do turno terminou em 1 a 1.

Corinthians

O Galo fecha o Brasileirão com um encontro de gigantes, na parte de cima da tabela. O Corinthians recebe o Atlético na Neo Química Arena às 16h de domingo (13), pela última rodada do Brasileiro. Com 61 pontos na quinta posição, o Timão já está garantido na Libertadores 2023 e venceu por 2 a 1 a partida do 1º turno, no Gigante da Pampulha.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: