Com o avanço da inflação e o aumento do desemprego e do endividamento, o dia dedicado aos pais, celebrado no domingo (9), poderá ser de presentes mais baratos.

A redação do portal foi às ruas, saber a opinião de alguns consumidores e comerciantes sobre o ritmo das vendas e quanto a população da cidade pretende gastar, em média, com os presentes. Surpreendentemente, as opiniões ficaram bastante divididas, mostrando que mesmo em tempos de crise, vale o esforço para continuar homenageando os pais com bons presentes, ainda que sejam mais caros.

“Quem sempre valorizou a data, vai presentear o pai, mesmo que seja apenas com uma lembrança mais em conta”, disse um educador entrevistado. Já um estudante universitário acredita que, “pai é pai e não merece um presente inferior não. Penso que essa crise não vai influenciar nas vendas, pois os pais merecem ser lembrados nesta data especial”, comentou.

Para uma dona de casa, com certeza o país está passando por uma crise e as coisas ficam ainda mais difíceis para quem não está trabalhando, como é o caso dela. “No geral, todo mundo está com o escorpião no bolso, vai ser difícil presentear”.

Do outro lado da moeda estão os comerciantes, que já temem pelo mau desempenho do setor. Para o proprietário de uma loja de departamentos da cidade, a expectativa é ruim, com queda nas vendas em 30%, em relação ao ano passado. 

Na opinião de um gerente de uma loja, de artigos masculinos, as vendas não devem cair. A loja oferece preços atrativos e promoções, que chamam muito a atenção do cliente. “As vendas vão se manter, creio eu. Para nós, essa é a segunda melhor data para faturar. A loja está com uma mercadoria bastante diversificada e a expectativa é boa, principalmente para este sábado que antecede a data”.

Com o dinheiro mais curto, o jeito será improvisar como conta uma pedagoga: “Esse ano vou dividir o valor do presente com meus outros irmãos. Diferente dos anos anteriores em que cada um oferecia um presente para o meu pai, é o nosso jeito de driblar a crise sem deixar de dar um bom presente”, comentou. Outro educador tem a mesma opinião: “com certeza haverá uma queda nas vendas, isso é nítido, então, uma alternativa será os presentes mais acessíveis”.

Horário especial

Em Formiga, o funcionamento do comércio sugerido pela Acif e CDL será até às 19h, na sexta-feira (7) e até às 14h, no sábado (8).

Levantamento de vendas

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 44% dos consumidores pretendem gastar menos neste ano, na comparação com a data em 2014.

Segundo a pesquisa, feita em parceria com a UFMG, o valor médio por presente será de R$ 119,83, quantia inferior à intenção de gastos apurada para o último Dia dos Namorados, que foi de R$ 138.

Isso não significa que o pai está com menos cartaz que o namorado. A culpa deve ser do aumento da sensação de piora na economia por parte dos brasileiros.

Os dados soam como mais um golpe para o varejo. O indicador de consultas para vendas a prazo feito pelo SPC Brasil havia mostrado em 2014 uma queda de 5% nas vendas do Dia dos Pais, em relação ao ano anterior. Já em 2015, o mesmo indicador apontou recuo nas três datas comemorativas do primeiro semestre do ano: – 4,93% na Páscoa, -0,59% no Dia das Mães e -7,82% no Dia dos Namorados.

De acordo com a pesquisa, o endividamento é a principal razão para a diminuição dos gastos.

 

Com menos sobras no orçamento e diante de preços mais salgados, os consumidores têm se mantido distantes dos principais centros de compras.

Gleiton Arantes Com informações do Hoje em Dia

COMPATILHAR: