Uma geleia produzida em Belo Horizonte recebeu um título relevante em Penrith, Cumbria, que fica no norte da Inglaterra. Os produtores da Expressar Gourmet foram destaque no Prêmio Mundial de Geleias Artesanais, recebendo uma ‘Recomendação’ por sua geleia de ‘Laranja Suave com Especiarias’.

Uma das principais iguarias do catálogo da Expressar, a geleia é particularmente apreciada por seu sabor suave e por uma harmonização extremamente versátil com diversos pratos. Apesar da pandemia e de vários bloqueios no Reino Unido, a premiação Marmalade Awards recebeu um número recorde de inscrições este ano. Foram mais de três mil potes de mais de 30 países em todo o mundo, incluindo Brasil, Japão, Canadá, Austrália, Kuwait e República Dominicana.

A premiação para pequenos produtores, o Artisan Awards, é julgada por um júri de especialistas, que inclui o escritor de alimentos Dan Lepard e a compradora de alimentos da Fortnum & Mason, Sarah Metcalf.

Alynne de Oliveira, produtora da geleia em questão, brinda o feito: “Estamos muito satisfeitos. Fazemos nossa geleia há três anos e sempre pensamos nela como uma das melhores que provamos – e esse premio veio justamente comprovar isso”. Além da venda online, a geleia de Laranja com Especiarias também pode ser adquirida em empórios e casas de carne em vários estados, além de Minas Gerais.

Como tudo começou:

Bruno Bethônico é sócio da Expressar, junto a Alynne. Ele é formado em comunicação, ela, professora de geografia. A história da marca teve seu start em 2018, quando uma amiga dele, que toca um restaurante há 40 anos em BH, contratou Bruno para fazer a identidade visual da casa. No meio da conversa, ele revelou que costumava fazer geleias para consumo próprio, a partir de receitas herdadas de sua mãe e de sua avó.

Detalhe: a mãe de Bruno chegou a ser expositora na feira de alimentação Tom Jobim por 28 anos. Na citada conversa com a amiga, ele comentou sobre uma receita especial de catchup italiano à base de pimentão vermelho, bem como da geleia de manga com curry. E levou as receitas para ela, que prontamente exclamou: “Quero o produto!”. “Pode fazer e me mandar”, disse. E o produto acabou se esgotando em poucos dias.

Em poucas semanas, ele foi convidado para a Feira Experimente, e, a partir daí, não parou mais. A criação da geleia de laranja suave foi uma demanda dos próprios consumidores, que queriam um sabor que fizesse harmonização perfeita com o tradicional Queijo Minas.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: