A Santa Casa de Caridade de Formiga realizou, na quinta-feira (28), o primeiro curso de gestantes da entidade. Ao todo, compareceram 22 gestantes e seus acompanhantes.

O curso foi uma iniciativa da enfermeira obstétrica e coordenadora da Maternidade, Tassyane Tavares Castro, e sua equipe, após perceber que muitas mães estavam chegando na hora do parto com muitas dúvidas, principalmente quando se tratava do primeiro filho.

O projeto será realizado uma vez ao mês e qualquer gestante pode participar, basta entrar em contato com o hospital e reservar sua vaga.

O curso foi baseado em dois temas: “Unidade Materno Infantil (UMI) conhecendo as gestantes”, onde foi realizada uma roda de conversa para que as gestantes contassem suas experiências até este momento e, as que já foram mães, também relatassem como foi a primeira experiência e “Os cuidados essenciais durante a gestação”, onde foram tratados assuntos relacionados à alimentação, a rotina e a importância do pré-natal e sobre as vacinas durante este período.

No curso, com duração de 2 horas, as futuras mães esclareceram algumas dúvidas e receberam dicas sobre este momento tão especial para elas. As mães participaram de sorteio de brindes.

A gestante Lara Amélia Antenor de Castro, que está esperando a primeira filha, Geovana, está com 39 semanas. Ela elogiou a iniciativa do curso e comentou que um de seus medos era sobre o parto normal, pois nunca teve informações sobre o parto de uma forma tão clara. “Foi muito bom, pois tirou todo o meu medo do parto normal. Eu pretendo continuar frequentando o curso após o nascimento da Geovana para aprender ainda mais”, ressaltou.

Segundo a coordenadora Tassyane, o curso foi muito produtivo. “Quebramos muitos tabus, principalmente relacionado aos partos.Quando iniciamos, algumas mães queriam optar pelo parto cesária, devido alguns mitos do parto normal. Ao final, após esclarecer as dúvidas, elas se sentiram mais seguras e já disseram que optariam peloparto normal, que é muito mais saudável tanto para o bebê quanto para a gestante”, comentou.

A gestante que participar do curso irá ganhar um ultrasson natural realizado dias antes do bebê nascer.

O próximo curso será no dia 26 deste mês, às 19h.

(Foto: divulgação/assessoria Santa Casa)

 

Fonte: Assessoria Santa Casa||

COMPATILHAR: