Na reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º), o gestor da Associação do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, Danilo Garcia, fez uso da ?Tribuna do Povo? para falar sobre o projeto de lei 170/2010, que está em tramitação no Legislativo. O referido projeto autoriza o Executivo a repassar R$ 5.280 à entidade. O gestor ressaltou ainda as ações que a administração municipal têm desenvolvido no sentido de fomentar o turismo na região do Lago de Furnas.
O Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas é um programa do governo estadual e foi criado em 2005. Danilo Garcia explicou que, atualmente, a associação abrange as cidades de Arcos, Boa Esperança, Candeias, Formiga, Campo Belo, Cristais, Iguatama, Lagoa da Prata, Pains e Pimenta. ?Nós trabalhamos os principais atrativos turísticos nesses municípios, como o Lago de Furnas, as grutas e o rio São Francisco?, ressalta.
Entre as ações realizadas pelo circuito está a sinalização turística rodoviária, em que todas as cidades envolvidas foram contempladas. ?A sinalização turística urbana foi um projeto que idealizamos e passamos para essas cidades. Algumas colocaram em funcionamento, outras não. Cabe a eles implantarem esses projetos?, explicou o gestor da associação.
Danilo Garcia contou que a associação do circuito tem marcado presença em diversos eventos a convite da Secretaria de Estado do Turismo. ?Esses eventos são a níveis estaduais e federais. Entre os dias 15 e 19 de abril, temos um encontro marcado no Minas Centro, em Belo Horizonte. Todas as regiões turísticas do Estado estarão sendo representadas?.
Dentre as ações do circuito, podem ser citados um vídeo institucional e folheteria, contemplando todos os municípios associados, além de um trailer, que foi adquirido e está sendo usado como um posto móvel de informações turísticas, atendendo aos principais eventos. Danilo Garcia ressaltou ainda as ações que estão em andamento, como o projeto de inclusão do turismo em escolas municipais e o concurso de fotografia regional.
Questionado pelo vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) se a associação é uma ONG, Danilo Garcia explicou que o circuito é vinculado ao governo do Estado e mantido pelos municípios. ?Existe uma mensalidade no valor de R$ 440 para cada município, para a manutenção das despesas da associação?, contou.
Dentre os projetos estruturadores do governo Aécio Neves, está a implantação do caminho turístico do Lago de Furnas. ?A Secretaria de Estado contratou uma empresa que está fazendo a roteirização do Lago de Furnas. Com esse trabalho finalizado, teremos o que apresentar, pois, muitas das vezes, a pessoa fica à deriva, ela não tem um roteiro em nossa região?, explicou o gestor.
Os vereadores ressaltaram a importância do turismo na região e parabenizaram o trabalho da associação do Circuito Grutas e Mar de Minas.

COMPATILHAR: