Os termômetros do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) apontaram 40ºC em Goiânia, nessa terça-feira (29).

Segundo o órgão, essa foi a temperatura mais alta registrada nos últimos cinco anos, quando os termômetros marcaram 38ºC, em setembro de 2015.

O Cimehgo destacou ainda que, na mesma data, em Aragarças, no oeste goiano, a temperatura chegou aos 42ºC – a mais alta do estado em 2020. Gerente do órgão, André Amorim explica que as altas temperaturas são resultado de uma massa de ar quente e seco que predomina na região central do país.

Alerta para a baixa umidade

Também segundo o órgão, a baixa umidade do ar é preocupante no estado. Na capital, o percentual gira em torno dos 12%. Em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, a taxa chegou aos 9% – estado considerado de “emergência”.

Com esses valores abaixo de 12%, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (30) indicando que a qualidade do ar está piorando por causa da fumaça das queimadas e que já atingiu uma classificação considerada “péssima”. Com isso, o órgão traz as seguintes orientações:

  • Não fazer quaisquer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Usar hidratante para pele e umedecer o ambiente;
  • Evitar bebidas diuréticas, como café e álcool;
  • Tomar água à vontade

Chuvas

Ainda segundo André, só deve voltar a chover no estado após o dia 10 de outubro, quando uma frente fria pode avançar sobre a região.

“A tendência é que, com o tempo, essa massa de ar quente perca intensidade. Com esse deslocamento, as frentes frias começam a avançar, chegando até a região central do país, propiciando pancadas de chuva no primeiro momento”, disse.

Fonte: G1

COMPATILHAR: