A Câmara Municipal de Formiga ficou dividida durante a reunião ordinária desta segunda-feira (5). Isso porque foi realizada uma nova eleição para escolher o presidente da Casa, que ficará à frente dos trabalhos legislativos no ano de 2012.
Com a votação empatada, cinco votos para os vereadores Gonçalo Faria/PSB e José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM), atual presidente da Câmara, o Regimento Interno ordena a realização de uma segunda votação, e, em caso de empate, é considerado eleito para o cargo de presidente o candidato com mais idade. Dessa forma, com 54 anos, Gonçalo Faria saiu na frente e deixou seu concorrente, Mazinho, de 49, para trás.
A princípio, a candidatura para a presidência da Câmara contava com três candidatos, além dos nomes já mencionados acima, o vereador Edmar Ferreira/PT também fazia parte da lista, porém, minutos antes do início das votações, ele pediu para retirar seu nome como candidato.
Diferentemente do seu concorrente, o vereador Gonçalo Faria já tinha uma chapa completa e, com a vitória, a mesa diretora da Câmara que atuará no ano de 2012 ficou composta pelos peemedebistas Zezinho Gaiola (vice-presidente) e Mauro César (1º secretário), e Eugênio Vilela/PV (2º secretário).
Durante um breve pronunciamento após as votações, Mazinho, que assumiu a presidência da Câmara no segundo semestre deste ano, em decorrência da cassação do mandato de Moacir Ribeiro/PMDB, aproveitou a oportunidade e desabafou: ?Acharam que eu seria um vereador que entraria calado e sairia mudo. Mas eu surpreendi a todos?, disse de maneira emocionada, referindo-se aos trabalhos desenvolvidos como representante do Poder Legislativo.
Por sua vez, o vereador Dr. Reginaldo Lopes/PCdoB mostrou-se um pouco preocupado com a votação dividida, por representar a oposição de dois grupos na Câmara, e disse esperar que o resultado da eleição não seja um elemento de perseguição futuramente.
Na ocasião, Gonçalo Faria comemorou a vitória e ressaltou a importância do Regimento Interno da Câmara, que possibilitou uma eleição democrática. ?É por isso que eu sempre questiono a importância do Regimento Interno. Nosso objetivo é defender os interesses do povo de Formiga, trabalhar em parceria com a Prefeitura sem retaliação. Agradecemos e contamos também com o apoio da imprensa que tem a obrigação de nos cobrar?, disse.

Perfil
Gonçalo Faria nasceu em Formiga, é casado e tem dois filhos. Ele está em seu segundo mandato como vereador. Seu ingresso na Câmara Municipal ocorreu pela primeira vez em 2005 e já atuou como presidente da Casa Legislativa, em 2006.
O edil é graduado em administração e trabalhou na Santa Casa de Caridade de Formiga entre os anos de 2002 e 2009. Nesse período, Gonçalo exerceu os cargos de interventor judicial e diretor administrativo.

Comentários

COMPATILHAR: